quinta-feira, julho 4, 2024
InícioPolíticaSemana na CCJ terá PEC das Drogas e presença de Pimenta

Semana na CCJ terá PEC das Drogas e presença de Pimenta

Esta semana será marcada por eventos importantes na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Estão previstas reuniões envolvendo o ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas.

Na terça-feira, 11, Pimenta será ouvido pela CCJ para falar sobre a abertura de investigação que mira influenciadores, parlamentares e outros usuários das redes sociais sobre conteúdos publicados durante a tragédia do Rio Grande do Sul.

“É inaceitável requerer investigação de parlamentares que, cumprindo o seu dever constitucional, escancararam a condução duvidosa do governo federal nos desastres do Rio Grande do Sul”, afirma a presidente da Comissão, Carol de Toni. “É por essa razão que a CCJ quer ouvir o Ministro Paulo Pimenta.”

PEC das Drogas

A CCJ também votará a PEC 45/23, a PEC das Drogas, que visa criminalizar o porte e a posse de drogas. Já aprovada no Senado, em dois turnos, a proposta tem sido motivo de polêmica entre diferentes setores.

“Avançar com a PEC é assegurar os direitos individuais previstos no art. 5º, os quais são: o direito à vida, o direito à segurança e o direito à propriedade”, completou Carol.

Conforme mostrou Oeste, a expectativa do relator da PEC, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), é de que o texto seja promulgado antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) finalizar o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

Para ter mais celeridade, Salles não alterou a proposta que saiu do Senado.

Inicialmente, o deputado iria incluir na PEC uma pena de prisão aos usuários de drogas ilícitas no Brasil, ou seja, endurecer a pena, pois a compra e o consumo de drogas já são considerados crime conforme a Lei de Drogas.

Contudo, o parlamentar recuou a fim de tornar a tramitação mais rápida e para que a modificação não enfrentasse tantas resistências no Senado, local que teria de retornar.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui