O primeiro dia útil da semana vai ser de clima adverso em parte da Região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja de tempestade para esta segunda-feira, 17.
Conforme o instituto, a parte norte gaúcha e o oeste e o sul catarinense vão encarar a situação durante boa parte do dia. Isso porque o aviso vai ter início às 10h — e deve permanecer ativo até as 23h59 desta segunda-feira.
Para a previsão do tempo da vez, a equipe do Inmet reforça, mais uma vez, que o alerta laranja de tempestade ocorre em razão da combinação de três fatores:
- chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia;
- ventos intensos, de 60 a 100 km/h; e
- queda de granizo.
Dessa forma, há o risco de problemas ocorrerem na Região Sul. De acordo com o Inmet, o alto volume de chuva, com ventania e granizo, pode resultar em interrompimento no fornecimento de energia elétrica. Além disso, estragos em plantações, alagamentos e quedas de árvores não estão descartados.
Leia mais
À população que se encontra na área no radar do alerta laranja de tempestade, o instituto divulga as seguintes instruções:
- não se abrigar debaixo de árvores;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
- desligar, se possível, aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Áreas afetadas pelo alerta laranja de tempestade na Região Sul
O Inmet lista, por fim, as regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que encaram o alerta laranja de tempestade nesta segunda-feira. A saber, as seguintes: serrana, oeste catarinense, noroeste rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, nordeste rio-grandense, Grande Florianópolis, sul catarinense, centro oriental rio-grandense, sudoeste rio-grandense e centro ocidental rio-grandense.