À margem dos resultados financeiros publicados ontem pela Sony, o presidente Hiroki Totoki reiterou o fato de não serem esperados jogos first-party em grande escala durante este ano fiscal, ou seja, até ao final de Abril de 2025mas também confirmou que ainda haverá de títulos exclusivos menores em 2024 para que o ano não fique no vácuo absoluto.
O assunto já havia sido abordado nos últimos meses, quando Totoki havia falado na ausência de jogos first party pertencentes a grandes produções e franquias durante este ano fiscal, mas a questão foi ainda reiterada com a previsão de estagnação de vendas de first parties ao longo do próximo ano, com uma recuperação começando no início do ano fiscal de 2025 – se não tiver adiamentos o que poderia empurrar a crise para o final de 2025 ou apenas 2026.
Isso provavelmente significa que grandes jogos dos PlayStation Studios são esperados a partir de abril de 2025 e não anteso que é uma notícia triste para os fãs que aguardam ter um jogo de nova geração.
Provavelmente são títulos menores e produções de terceiros publicados exclusivamente no PS5. Totoki mencionou, por exemplo, o console exclusivo Concord, que chegará em 2024 da equipe Firewalk Studios e representa em todos os aspectos um título do PlayStation Studios.
Outro jogo que poderia ser agendado para 2024, segundo vários rumores, seria um novo Astro Bot da Team Asobi, outro estúdio interno da PlayStation e portanto para todos os efeitos mais uma first party agendada para este ano, caso se confirme.
Em suma, o plano é evidentemente visar sobretudo para 2025 o regresso dos grandes títulos PlayStation e das receitas das vendas de jogos first party. Do outro lado, a Microsoft vem com um ano fortíssimo de first party, e ainda poderá anunciar mais jogos no Xbox Games Showcase 2024.