Endrick só poderá atuar pelo Real Madrid a partir do dia 21 de julho de 2024, quando completa 18 anos. Até então, o atacante fará o primeiro semestre pelo Palmeiras, mas pode ter a participação “atrapalhada” pelas convocações do jovem para a Seleção Brasileira.
Em 2024, o jovem tem idade para torneios sub-20, sub-23, além das competições principais. O Brasil disputa o Pré-Olímpico com a seleção de jogadores com menos de 23 anos, que começa no dia 20 de janeiro.
A princípio, o Palmeiras não libera Endrick para seleções de base e vê na permanência do atacante maior possibilidade de cumprir metas de gols e jogos, podendo receber mais dinheiro.
Caso esteja no Pré-Olímpico, Endrick perderá cinco a sete rodadas do Campeonato Paulista, além da disputa da Supercopa do Brasil, contra o São Paulo, no dia 3 de fevereiro. O Paulistão começa no dia 17 de janeiro, quando a joia já estaria com o elenco do técnico Ramon Menezes.
Outro evento que pode encurtar a passagem de Endrick pela Seleção é a Copa América de 2024, nos Estados Unidos, que começa oficialmente no dia 20 de junho e costuma exigir dos jogadores que se apresentem dez dias antes para treinos na Granja Comary, no Rio de Janeiro.
No calendário de 2024 divulgado pela CBF, o período de disputa do torneio não será considerado Data Fifa, o que significa que, se Endrick for convocado, poderá desfalcar o Palmeiras em seis jogos, até o dia 14 de julho, último dia da Copa América, uma semana antes do aniversário de 18 anos do atacante.
No primeiro semestre, o Palmeiras terá Campeonato Paulista, Supercopa do Brasil, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro para disputar. Estes serão os últimos cinco torneios de Endrick pelo Verdão.
Nesta quinta-feira (14), o atacante de 17 anos encerra uma passagem pelos Estados Unidos e embarca para Madri visando conhecer as instalações do Real Madrid. Endrick recebeu convite do próprio presidente do time espanhol, Florentino Pérez, para conhecer a futura casa.
Endrick marcou seu 11º gol no Brasileirão de 2023 no jogo do título do Palmeiras, contra o Cruzeiro, no estádio do Mineirão. O gol do jovem de 17 anos o fez superar o número de Neymar na mesma idade e se aproximar do recorde de Ronaldo Fenômeno.
O camisa 9 do Palmeiras colocou o nome na história ao superar Diego Ribas e Neymar com mais gols feitos por um jogador com menos de 18 anos no futebol brasileiro.