A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) tem um prazo definido para oficializar o novo técnico da Seleção Brasileira masculina e sua devida comissão. Segundo apurou a Itatiaia, os nomes serão anunciados até o fim deste mês de setembro.
O cargo de técnico da Seleção está vago desde o fim da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, em 6 de agosto, após derrota para os Estados Unidos nas quartas de final. O treinador era Aleksandar Petrovic, que tinha contrato somente até o fim da Olimpíada.
O croata assumiu em abril deste ano, para disputa do Pré-Olímpico e, em caso de classificação, da Olimpíada. Nesse período, o ex-jogador Tiago Splitter foi um dos auxiliares técnicos.
A princípio, Splitter era o favorito para assumir depois dos Jogos Olímpicos. Entre o Pré-Olímpico e a Olimpíada, o ex-jogador foi contratado como novo treinador do Paris.
Caso a CBB siga com Splitter, um acordo precisará ser feito. Isso porque o clube francês disputa a Euroliga, torneio de elite da Europa. A competição, assim como a NBA, não é paralisada na maioria das janelas Fiba para partidas de seleções nacionais.
O Brasil voltará para a quadra e dará início ao ciclo para Los Angeles 2028 em 21 de novembro. Na ocasião, como mandante, a Seleção enfrentará o Uruguai, no primeiro jogo da segunda janela das Eliminatórias para a Copa América de 2025.
O time brasileiro lidera o Grupo B, com duas vitórias. A chave conta com quatro seleções, e as três melhores vão se classificar para a AmeriCup do ano que vem, entre 23 e 31 de agosto, na Nicarágua.