A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou, na tarde desta quinta-feira (18), o retorno do croata Aleksandar Petrovic para o cargo de treinador. Ele assinou com a Seleção Masculina até o fim do ciclo olímpico de Paris.
Petrovic, que estava sem clube, retornou ao posto depois de deixá-lo em setembro de 2021, após o Brasil ser vice-campeão do Pré-Olímpico de Split, na Croácia, e ficar de fora da Olimpíada de Tóquio naquele ano. Em 2024, o Brasil tentará chegar a Olimpíada sendo campeão do Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, entre 2 e 7 de julho.
“Estou muito feliz de retornar ao comando da Seleção Brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris”, disse Petrovic, em fala divulgada pela CBB.
Aleksandar Petrovic assume a Seleção Brasileira masculina para o Pré-Olímpico da Letônia, ao lado de Tiago Splitter, Helinho Garcia, Bruno Savignani e Demétrius Ferracciú como auxiliares!
🏀O Brasil joga o Pré-Olímpico na Letônia entre os dias 2 a 7 de julho. Na primeira fase,… pic.twitter.com/OmQIpV5lUc
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) April 18, 2024
O anúncio do “novo velho” treinador ocorreu um dia após a oficialização da saída do técnico Gustavo De Conti, também técnico do Flamengo, que estava no posto desde 2021.
A CBB divulgou que a saída, às vésperas do Pré-Olímpico, foi em comum acordo, mas houve divergências entre as partes que culminaram na troca do comando.
Petrovic, irmão do astro do basquete internacional Drazen Petrovic, comandou a Seleção Brasileira de 2017 a 2021, com 26 vitórias em 33 jogos. Após sair do Brasil, o treinador croata de 65 anos comandou somente o Pesaro, da Itália, até outubro de 2021.
Nesta passagem de 2024, Petrovic terá como auxiliares os treinadores Helinho Garcia (Franca), Bruno Savignani (Betis-ESP) e Demétrius Ferracciú (Paulistano), o assistente será o ex-jogador Tiago Splitter (Houston Rockets-EUA), além de Victor Mansure como diretor técnico.
O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico, junto de Camarões e Montenegro. Os dois primeiros avançarão para as semifinais e enfrentarão os dois melhores da outra chave, com Geórgia, Filipinas e a anfitriã Letônia.
O próximo jogo oficial do Brasil e reestreia de Petrovic será contra Montenegro, em 2 de julho, na Arena Riga, pela primeira rodada do Grupo B do Pré-Olímpico. Antes, a Seleção Brasileira deve fazer amistosos preparatórios visando ao torneio.
Somente o campeão deste Pré-Olímpico vai se classificar para Paris 2024 – há outros três torneios, com sedes em Valência, Piraeus e San Juan. França, Sudão do Sul, Canadá, Estados Unidos, Japão Alemanha, Sérvia e Austrália estão garantidos nos Jogos Olímpicos deste ano, de 26 de julho a 11 de agosto.
- Copa do Mundo de 2019: caiu na segunda fase (terminou como 13º)
- Pré-Olímpico de 2021: vice-campeão (não classificou para Tóquio 2021)