A Penitenciária Feminina de Teresina deu início, nesta quinta-feira (17), ao Projeto “Outubro Delas”, uma iniciativa em alusão ao Outubro Rosa, com foco em promover a valorização das mulheres internas. O projeto, que ocorre hoje e amanhã, oferece diversos atendimentos voltados à ressocialização, à saúde e ao bem-estar das mulheres, por meio de ações realizadas em parceria com voluntários e órgãos institucionais.
Segundo a gerente da unidade, Livya Martins, o evento reforça a importância do papel da segurança e da ressocialização para as internas. “A equipe de policiais penais não só garante a segurança das internas, mas também dos envolvidos nos projetos de ressocialização. É muito importante que elas tenham essa oportunidade de aprender e, ao saírem, consigam desempenhar uma atividade, recuperando suas vidas”, destacou.
Geusélia Cavalcante, diretora de Humanização da Sejus, ressaltou o empenho da instituição em expandir as ações de ressocialização. “A Sejus está ampliando cada vez mais esses projetos. Criamos, neste mês de outubro, a campanha ‘Outubro Delas’ em referência ao Outubro Rosa, cuidando dessas mulheres em diversos aspectos, tanto na saúde quanto na capacitação, por meio de cursos, oficinas e ações sociais e jurídicas”.
Ações e atendimentos
Durante os dois dias de projeto, estão previstas diversas atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal e o cuidado com a saúde das internas, incluindo:
– Momento de louvor e canto ecumênico nos pavilhões;
– Curso de maquiagem para 25 internas, oferecido pelo Programa Mulheres Mil (PRONATEC/SEDUC-PI);
– Projeto de Descaracterização (produtos apreendidos pela Receita Federal do Brasil), envolvendo 4 internas;
– Oficinas de corte e costura, com a participação de 4 internas;
– Oficina de confecção de flores naturais desidratadas, com 10 internas;
– Palestra da Equipe do Escritório Social sobre o atendimento à pré-egressas e egressas;
– Orientações odontológicas e entrega de kits de saúde bucal nos pavilhões;
– Exames de bioimpedância, com atendimento para cerca de 30 internas;
– Exame citopatológico, também com atendimento para cerca de 30 internas.
O projeto “Outubro Delas” reafirma o compromisso da Sejus com a ressocialização e o cuidado integral das internas, oferecendo a elas suporte para a reintegração à sociedade após o cumprimento de suas penas.