O secretário da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, participou, nesta segunda-feira (18), na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, em Altos, da aula inaugural do curso de Fabricação de Blocos de Concreto e Meio Feio.
O curso é uma qualificação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com carga horária de 120 horas/aulas, realizado por 20 internos da unidade.
De acordo com o secretário da Justiça, cel. Carlos Augusto, é muito importante a presença de várias instituições em parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus) como a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o objetivo de oportunizar aos internos educação e qualificação profissionalizantes.
“Acreditamos que todos podem mudar de vida, deixando as unidades prisionais com uma profissão, certificada, garantindo renda para sustentar suas famílias de forma digna, ao terminar o cumprimento da pena, conforme a Lei de Execução Penal. Agradecemos a sociedade civil por estar dentro das Unidades, é responsabilidade de todos de ressocializar essas pessoas, afirma o gestor.
A qualificação visa levar conhecimentos teóricos e práticos necessários para produção de blocos e meio fio de concreto, atendendo aos padrões de qualidade e normas vigentes.
Segundo o gestor da Área Internacional e Mercado do Sistema Fiepi, Islano Marques, o setor da construção civil tem demanda crescente de mão de obra e para os próximos anos grandes expectativas de cerca de 5 mil empregos na área.
“Nós que agradecemos a oportunidade de estar qualificando novos profissionais. Também é muito importante a parte de requalificação daqueles que já sabem algo sobre a atividade na construção civil. Um curso realizado pelo Senai tem certificação reconhecida internacionalmente e a empregabilidade é muito mais garantida do que outros cursos oferecidos”, enfatiza.