Após duas rodadas, o Grêmio já está em situação complicada no grupo C da Copa Libertadores. O heptacampeão gaúcho perdeu por 2 a 0 para o Huachipato-CHL, em Porto Alegre, nesta terça-feira (9).
Com isso, o Grêmio chega a duas derrotas em dois jogos no torneio — perdeu para o The Strongest na estreia, fora de casa, com time misto — e está na lanterna, com zero ponto, quatro a menos que Huachipato e Estudiantes-ARG, que estão na zona de classificação.
Os gols do time chileno foram marcados ainda no primeiro tempo, por Loyola (aos 12 minutos) e Montes (aos 50′).
Precisando vencer, o Grêmio começou o jogo com uma primeira chance logo nos segundos iniciais quando Soteldo acertou cruzamento de Galdino na trave.
Apesar da primeira tentativa, logo o Tricolor acabou caindo no jogo — nada qualificado tecnicamente — do Huachipato. Aos 12 minutos, os chilenos abriram o placar com um gol de Loyola de fora da área.
O lance ficou cinco minutos sendo revisado mas foi validado pelo VAR.
Lá e cá, o adversário não deixava o Tricolor se soltar no seu próprio estádio. Aos 23 minutos, Galdino bateu de fora da área, mas o goleiro chileno defendeu. Em seguida, Diego Costa soltou uma bomba e o defensor do Huachipato tirou em cima da linha. Aos 25, Galdino tentou novamente e o arqueiro Parra afastou.
Daí para frente, Grêmio e Huachipato protagonizaram um show de jogadas pra lá de esquisitas, bolas que não entravam e chances desperdiçadas. Aos 40, porém, Cristaldo quase conseguiu empatar com uma bicicleta.
O Grêmio marcou aos 42 minutos com gol de Villasanti. No entanto, o feito foi anulado pois Cristaldo estava deitado dentro do gol e a bola bateu nele. Loucura y cenas cômicas.
Com seis minutos de acréscimo, o Huachipato aumentou o placar. Aos 50, Montes mandou de fora da área e tocou no canto de Marchesín. 2 a 0.
O Huachipato começou o segundo tempo levando medo ao gol do Grêmio novamente. Depois de duas tentativas fracas do Tricolor, os chilenos quase marcaram o terceiro, mas Martinez tocou por cima do gol. Aos 11, Diego Costa também tocou para fora.
Aos 16, Gustavo Nunes chutou cruzado, o goleiro Parra tirou com pé direito e o zagueiro Gazzolo afastou.
Aos 17, Rodrigo Ely salvou o Trcolor em cima da linha de levar mais um do time visitante.
No fim, Maxi Rodríguez mandou para o gol, mas estava em posição de impedimento.
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Geromel (Pepê, intervalo), Rodrigo Ely e Mayk; Villasanti, Du Queiroz e Cristaldo; Galdino (Gustavo Nunes, intervalo), Soteldo e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.
Huachipato: Martín Parra; Felipe Loyola, Gazzolo, Malanca e Leandro Díaz; Vargas (Jimmy Martínez, intervalo), Santiago Silva, Gonzalo Montes; Maxi Rodríguez, Brea e Cris Martínez. Técnico: Javier Sanguinetti.
Gols: Loyola, do Huachipato (12min, 1T), Montes, do Huachipato (50min, 1T).
Cartões amarelos: Santiago Silva, do Huachipato (35min, 1T), Diego Costa, do Grêmio (47min, 1T), Gazzolo, do Huachipato (47min, 1T), Jimmy Martínez, do Huachipato (15min, 2T), Cristaldo, do Grêmio (21min, 2T).
Motivo: Segunda rodada do Grupo C da Copa Libertadores.
Data e horário: 8 de abril de 2024 (terça-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre – RS.
Árbitro: Leoda Gonzalez (URU).
Auxiliares: Carlos Barreiro e Agustin Berisso (URU).
VAR: Jose Burgos (URU).