Os estudantes e professores do intercâmbio Seduckathon estão aproveitando a programação de imersão acadêmica e de atividades culturais em Seul, na Coreia do Sul. Desde a chegada ao país asiático, em 14 de outubro, a delegação piauiense tem participado das aulas na Korea Vocational College of Information and Technology (Korea IT).
Na rotina dos intercambistas, a programação inclui aulas teóricas e práticas e testes conduzidos pelos professores em língua inglesa para que os estudantes da rede estadual de ensino aperfeiçoem na Korea IT os conteúdos nas áreas de programação em Python, machine learning e inteligência artificial.
No intercâmbio educacional, os estudantes dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Raimundo Pessoa (Monsenhor Gil), Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), Raimundinho Andrade (Campo Maior) e Conselheiro Saraiva (Batalha) participam das atividades em sala e de visitas aos pontos turísticos, como centros culturais, mercados e museus.
Entusiasmado com as aulas práticas, o professor Mayke Lombardo, do Ceti Conselheiro Saraiva, de Batalha, ressalta a oportunidade de aprofundar os conteúdos de programação no intercâmbio. “No momento, estamos estudando Python, que é uma linguagem de programação, e todas as aulas são totalmente práticas. Há momentos de explanação de novos assuntos e seguimos para a prática. Na área pedagógica, tem chamado muito a atenção o empenho do nosso professor, sempre dando o seu melhor e tentando extrair 100% de cada um de nós”, comentou o professor Mayke Lombardo.
Os 20 estudantes e quatro professores vencedores da primeira edição do Seduckathon se encontraram com o governador Rafael Fonteles e com o secretário Washington Bandeira, ainda nos primeiros dias em Seul, na Coreia do Sul. Eles relataram aos gestores as suas primeiras impressões no intercâmbio educacional e tecnológico.
A estadia no país sul-coreano passa pela imersão na rica cultura milenar, na culinária e nos espaços que proporcionam uma viagem no tempo.
Alguns pontos turísticos já visitados foram Parque Olímpico de Seul, Templo Budista Jogyesa, N Seoul Tower e Coex Aquarium. Em uma das visitas, eles foram ao Palácio Gyeongbokgung e tiveram a Experiência Hanbok, na qual os turistas são convidados a vestir as roupas tradicionais usadas em ocasiões especiais, como festivais e casamentos.
O jovem Hiago Medeiros Correia, estudante do Ceti Conselheiro Saraiva, comentou que esses dias na Korea IT têm sido uma mistura incrível de experiências. “Seja pelo método de ensino diferente ou pela cultura em que estamos imersos, tudo aqui é surpreendente. As diversas comidas, as interações, cada dia é uma experiência nova. O método de ensino é mão na massa, o que é eficaz e adequado para o que estamos estudando, já que a programação exige muita prática”.
O secretário Washington Bandeira pontuou o intercâmbio como uma ação para potencializar os estudantes. “Na Korea IT, os estudantes e professores estão em uma rotina de estudos aplicados em inovação e tecnologia. Ao mesmo tempo em que eles ganham a experiência de cursos de programação, são apresentados a diversas atividades culturais, que fazem parte de um intercâmbio completo”, afirmou.
Até o próximo dia 10 de novembro, os estudantes e professores piauienses participam das vivências na instituição para aprofundar seus conhecimentos na área de TI.
Seduckathon
A competição de programação Seduckathon é uma iniciativa inédita do Governo do Estado que envolve os estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Trinta estudantes vivenciam a experiência de um intercâmbio internacional após serem selecionados em uma maratona de programação. As primeiras equipes participaram do intercâmbio na Worcester Technical High School, com sede em Massachusetts nos Estados Unidos.