Com um investimento de cerca de R$ 50 milhões, mais de 70 mil Kits alunos serão entregues ao longo do primeiro trimestre de 2025, seguindo um cronograma de distribuição baseado na avaliação técnica das necessidades de cada escola. Da mesma forma, os cerca de 250 computadores recém-adquiridos fazem parte de uma primeira leva de equipamentos que reforçaram a rede ao longo do ano.
O secretário Washington Bandeira destacou que os investimentos em infraestrutura beneficiarão todas as escolas da rede até 2026. “Em menos de dois anos de implementação do choque educacional e tecnológico idealizado pelo governador Rafael Fonteles, conseguimos inaugurar 60 novas escolas, e outras 300 estão passando por reformas, totalizando um investimento de R$ 159,5 milhões. Cerca de 200 mil estudantes serão atendidos diretamente, e os números continuarão crescendo”, afirmou.
A Seduc também planeja renovar todo o mobiliário escolar, incluindo os equipamentos de sala de aula e outros espaços, até o final de 2026. Bandeira ressaltou que o Piauí será o primeiro estado do Brasil a oficializar a universalização do Ensino em Tempo Integral, um marco na educação nacional.
“O nosso objetivo é transformar as escolas do Piauí em verdadeiros centros de aprendizado, equipando-as com laboratórios, bibliotecas, quadras e salas de inovação e tecnologia. Assim, garantimos que nossos estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade, incluindo disciplinas como Inteligência Artificial e robótica. Estamos comprometidos em fazer do Piauí um exemplo na educação nacional, com a universalização das escolas de Tempo Integral”, explicou o secretário.
Prazo para matrículas prorrogado
A Seduc prorrogou o prazo para matrículas de novos estudantes até o dia 19 de janeiro. O processo é 100% digital e deve ser realizado pelo site da Seduc (www.seduc.pi.gov.br/matricula) ou pela plataforma Gov.Pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br), disponível também como aplicativo para dispositivos iOS e Android.
As vagas contemplam escolas nos níveis Fundamental e Médio, nas modalidades Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola, em regime de Tempo Integral e Parcial.
Os documentos necessários para a matrícula digital deverão ser apresentados na escola durante a primeira semana de aula, pelo estudante ou responsável legal, de acordo com a etapa ou modalidade de ensino. O retorno das aulas na Rede Pública Estadual está marcado para o dia 3 de fevereiro.