sexta-feira, abril 25, 2025
InícioDestaqueSeduc debate prioridade para primeira infância em Seminário da Educação Infantil do...

Seduc debate prioridade para primeira infância em Seminário da Educação Infantil do Piauí

Com o compromisso de fortalecer a educação desde os primeiros anos, o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, abriu nesta quinta-feira (24), em Teresina, o Seminário da Educação Infantil do Piauí. O evento, que segue até sexta-feira (25), no Auditório Babaçu do Blue Tree Hotel, reúne gestores, educadores e especialistas de todo o país para debater os caminhos da educação na primeira infância.


Organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Pacto pelas Crianças do Piauí, o Seminário tem como tema central: “Qual a Agenda Prioritária da Educação Infantil no Piauí?”.

Logo na abertura, o secretário reafirmou a importância da cooperação entre Estado e municípios para garantir políticas públicas mais eficazes para as crianças. “O Piauí já apresenta resultados históricos na Alfabetização na Idade Certa, na ampliação de vagas em creches e na inclusão de alunos com deficiência. Mas precisamos avançar mais. E isso só será possível com o engajamento ativo dos municípios. Este seminário é o espaço ideal para esse alinhamento”, destacou.

Alinhando estratégias e fortalecendo redes

Na mesa de abertura, além de Washington Bandeira, participaram a primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, e o auditor de Controle Externo do TCE, Gilson Araújo. Todos reforçaram o papel da primeira infância como base para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e com oportunidades reais desde os primeiros anos de vida.

Com uma programação intensa, o Seminário inclui mesas técnicas, palestras e oficinas com foco na formação de professores, financiamento da educação infantil e melhorias na infraestrutura escolar.

Parceria que gera resultados

Para Érica Graziela Benício, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de educação de Domingos Mourão, o momento é de somar forças. “Os municípios precisam se apropriar das políticas públicas e adaptá-las às suas realidades. Com o apoio técnico da Seduc e do Pacto pelas Crianças, podemos garantir um ensino que respeite o ritmo, os direitos e o protagonismo de cada criança”, afirmou.

Educação Infantil como prioridade

O Piauí vem avançando nos indicadores de acesso e qualidade na Educação Infantil. A proposta do Seminário é justamente reforçar esse caminho, criando um ambiente de escuta, troca e pactuação para enfrentar os desafios ainda existentes.

“A primeira infância é o início de tudo. Investir nessa etapa é investir em um futuro melhor para o nosso estado. Com iniciativas como essa, o Piauí reafirma seu compromisso com uma educação pública que começa cedo, com base sólida, e segue firme no propósito de não deixar nenhuma criança para trás.”, concluiu Washington Bandeira.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui