quinta-feira, novembro 7, 2024
InícioDestaqueSecretário Washington Bandeira recebe medalha A. Tito Filho da Academia Piauiense de...

Secretário Washington Bandeira recebe medalha A. Tito Filho da Academia Piauiense de Letras

O secretário da Educação, Washington Bandeira, foi homenageado com a Medalha A. Tito Filho. A honraria foi concedida pela Academia Piauiense de Letras (APL) em cerimônia realizada, nesse sábado (26), em alusão ao centenário de nascimento do escritor piauiense professor José de Arimathea Tito Filho.

A honraria, aprovada pelos imortais da Academia Piauiense de Letras, reconhece o trabalho realizado por Washington Bandeira, à frente da Secretaria da Educação (Seduc), no fomento à literatura e cultura piauiense por meio do projeto Clube de Leitura Seduc e pelo projeto de Leitura Literária APL nas Escolas, que inclui o investimento na aquisição de livros de autores piauienses para o acervo da rede pública estadual de educação.

“É um imenso orgulho receber da Academia Piauiense de Letras tamanha honraria que é uma homenagem a um dos maiores escritores e educadores do nosso estado. Agradeço à presidente Fides Angélica e a todos os ilustres acadêmicos, pela honra da medalha ‘A. Tito Filho’, que é uma distinção que nos compromete a continuar honrando o legado deste grande piauiense”, pontuou Washington Bandeira.

image.png

A Seduc tem ampliado os projetos que têm foco no fomento à leitura de obras de autores piauienses pelos estudantes da rede estadual de ensino.

Em parceria com a APL, as escolas estaduais contam com renovação de acervos dos livros de autores piauienses como parte do projeto de Leitura Literária APL nas Escolas. O projeto envolve a aquisição de kits com 40 livros para 492 escolas, resultando no investimento de R$ 1 milhão; além de formação de professores, visita dos estudantes à APL, semanas culturais, rodas de leitura e outras ações.

Pelo Clube da Leitura Seduc, os estudantes são inseridos em atividades pedagógicas com ações que valorizam a cultura, como oficinas e saraus literários, destacando a produção literária de expressão piauiense. O projeto visa incentivar a ampliação do repertório literário e o fortalecimento das habilidades de comunicação verbal e escrita dos alunos.

image.png

Ainda nas celebrações do centenário do escritor piauiense, a Secretaria da Educação, em parceria com a Academia Piauiense de Letras e o Conselho Estadual de Cultura, lançaram, na sexta-feira (25), o edital do Concurso Literário “A. Tito Filho” destinado aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui