domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaSecretário do Espírito Santo será responsável por presídios na gestão Lewandowski

Secretário do Espírito Santo será responsável por presídios na gestão Lewandowski

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, escolheu o procurador André Garcia para a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Garcia é atualmente secretário de Justiça do Espírito Santo.

Na Senappen, ele será o responsável pelas políticas penitenciárias e gestão dos presídios federais, além de interlocução com os estados para coordenação de ações integradas. A secretaria também administra o Fundo Penitenciário Nacional (Fenapen).

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), parabenizou a indicação do novo secretário, que se despede do governo estadual. “Seu trabalho na Sejus foi preponderante para a indicação a um posto de tamanha relevância. Parabéns e muito sucesso, Dr. André”, disse.

Garcia é procurador de Pernambuco, tem formação em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é mestre em direito processual pela Universidade Católica de Pernambuco e doutorando em direitos e garantias fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Ele também exerceu o cargo de secretário-executivo de Defesa Social e secretário Extraordinário de Ações Estratégicas, da Justiça e da Segurança Pública (Sesp) do Espírito Santo.

O procurador substitui Rafael Velasco, policial penal de carreira e que liderou operações para apreender 40 mil celulares em presídios brasileiros e investiu em tecnologia no sistema penitenciário. À frente da Senappen, Velasco também focou na ressocialização e na educação de internos. Ele foi exonerado nesta quarta-feira (31).

Presença feminina

Por outro lado, o ministro Lewandowski manteve Sheila de Carvalho na pasta, porém, em outra secretaria. Responsável pelo Comitê Nacional de Refugiados (Conare), ela assume a Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) no lugar de Marivaldo Pereira.

Carvalho é ligada ao Grupo Prerrogativas e uma das lideranças da Coalizão Negra por Direitos, organização que atua em favor de políticas públicas de inclusão.

Com mais mulheres na gestão, Estela Aranha também continua à frente da Secretaria de Direitos Digitais; Marta Machado na Secretaria de Políticas Sobre Drogas; e Tamires Sampaio, assessora especial, na coordenação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui