quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioDestaqueSecretário da Fazenda destaca desafios estratégicos do Piauí na abertura da 62ª...

Secretário da Fazenda destaca desafios estratégicos do Piauí na abertura da 62ª reunião da COGEF

Aconteceu, nesta quinta-feira (28), a solenidade de abertura oficial da 62ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), que contou com a presença do secretário estadual da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, anfitrião do evento. A reunião visa promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal.

“É muito importante essa integração e compartilhamento de informações entre os fiscos estaduais. No início, cada Estado fazia projetos de maneira individualizada, muitas vezes isso representava até um desperdício de tempo e recursos. Mas a partir da criação de grupos de trabalho, a exemplo da COGEF, com a participação de integrantes de todas as unidades da federação, esses projetos foram sendo aperfeiçoados, permitindo assim um melhor aproveitamento das ideias e projetos necessários para avançarmos na modernização dos fiscos estaduais”, afirma Emílio Júnior, que ministrou a palestra magna, sobre os Desafios Estratégicos de Médio e Longo Prazos do Piauí.

Na ocasião, o presidente nacional da COGEF, Eli Sòsinho, parabenizou o Estado do Piauí, em especial o governo do Estado, pelos avanços que está implementando, inclusive em relação a um melhor aproveitamento dos recursos naturais, como a atração de investimentos que visam gerar fontes de energias alternativas, a exemplo da energia solar. Ele destacou, ainda, que a realização do evento no Piauí está sendo uma experiência de grande relevância para todos os 23 Estados presentes e mais o Distrito Federal.  

“Hoje discutimos também uma pauta importante para todos os Estados, que é a Reforma Tributária, em especial o que diz respeito ao modelo operacional para implantação, assim como a distribuição de recursos para Estados e municípios. E no primeiro dia, as discussões foram voltadas para os avanços na área da tecnologia da informação e governança de dados. Então, está sendo muito gratificante”, comenta Eli.

Imagem do WhatsApp de 2024-11-28 à(s) 09.08.31_33beae53.jpg

O vice-presidente da COGEF, Marconi Brasil, também esteve presente no segundo dia de evento. A Plenária da manhã contou ainda com a presença do subsecretário de Financiamento Externo (SEAID) do Ministério do Planejamento e Orçamento-MPO, Paulo Henrique Bezerra, que participou do Painel “PROFISCO III”, onde fez uma abordagem sobre a Análise dos Critérios Técnicos para Carta Consulta.

Imagem do WhatsApp de 2024-11-28 à(s) 10.49.10_2f056e7f.jpg

“O Governo Federal está aqui para reafirmar o apoio a todas as unidades da federação, ajudando nesses projetos, a fim de que continuem investindo na modernização dos fiscos para que os resultados dessas melhorias cheguem na população”, afirma Paulo Bezerra.

O debate contou também com a colaboração do coordenador Geral de Programas e Projetos de Cooperação do Ministério da Fazenda, Luiz Alberto de Almeida Palmeira, que falou sobre Definição dos Produtos Obrigatórios.

Imagem do WhatsApp de 2024-11-28 à(s) 10.48.34_fd7c6ef1.jpg

Também participaram a consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Renata Café, e a especialista principal em Gestão Fiscal do BID, Maria Cristina Mac Dowell. Na ocasião, foi confirmado que cinco Estados, entre eles o Piauí, Acre, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Sul, estão com carta consulta para pleitear a operação de crédito por meio do PROFISCO III, visando investir na modernização fazendária. Os Estados onde essa negociação está mais avançada são Amazonas, Ceará e Goiás. Rio Grande do Norte, São Paulo e Minas Gerais ainda estão na fase de preparação das cartas consultas.  

CAPA _ FOTOS TODOS _ 02 _ 28-11.png

A reunião da COGEF no Piauí encerrará nesta sexta-feira (29), às 13h30, logo após o lançamento da 63ª COGEF. Antes, ainda serão discutidos temas importantes para administração tributária e financeira dos fiscos estaduais, contribuindo com a troca de experiências e aprovação de ideias e projetos que visam melhorar a receita, o controle das despesas e o atendimento ao público nas Fazendas Públicas Estaduais.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui