O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou, nesta quinta-feira (28), do Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de discutir temas estruturantes relacionados à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Na ocasião, o secretário Washington Bandeira mediou a “Conferência CONSED: A política de universalização da escola em Tempo Integral e a experiência do estado do Piauí”, onde destacou o trabalho pioneiro realizado pelo Governo do Estado na universalização do modelo de Tempo Integral para todas as escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual.
“O plano de trabalho que desenvolvemos no Piauí tem sido construído gradativamente ao longo dos dois anos de gestão do governador Rafael Fonteles. Alcançamos resultados expressivos, como o fato de sermos um dos três estados que mais avançaram na avaliação do IDEB nos últimos anos e termos conseguido cumprir a meta estabelecida pelo MEC para essa avaliação. Isso conferiu ao nosso estado o status de quarto melhor Ensino Médio do Brasil e o primeiro do Nordeste, com base nesse resultado”, afirmou o secretário.
Durante sua participação, Bandeira destacou o “Super Choque Educacional e Tecnológico” promovido pela Seduc, que, nos anos de 2023 e 2024, expandiu de 96 escolas em Tempo Integral para 352 e que alcançará a totalidade da rede, com 510 unidades em funcionamento, até 2025, beneficiando 65 mil estudantes.
“Esse super choque educacional é sustentado por alguns pilares dentro do nosso projeto educacional, que incluem a universalização do Ensino Médio em Tempo Integral, a universalização do Ensino Técnico e Tecnológico, o fortalecimento do regime de colaboração para a alfabetização na idade certa, a melhoria da infraestrutura das nossas escolas e a gestão da aprendizagem”, pontuou.
O gestor também destacou o crescimento de 48,15% no número de matrículas nas unidades do modelo EPT, superando os 70 mil matriculados e alcançando o primeiro lugar entre todos os estados da Federação em porcentagem de matrículas nesse modelo educacional.
Além disso, Bandeira lembrou que o estado do Piauí é o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de Inteligência Artificial (IA) na educação básica, impactando mais de 120 mil estudantes e tornando o Brasil o 12º país a incluir essa disciplina no currículo escolar básico.
Visita à 4ª Semana Nacional de EPT
Washington Bandeira aproveitou a visita à capital federal para prestigiar a participação dos estudantes da rede estadual de ensino do Piauí na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, três projetos da Rede Pública Estadual foram habilitados para o evento, sendo eles:
– Ceti Fauzer Bucar (Floriano) – Projeto “É o Fim da Picada”;
– Ceti Lucinete Santana (Paulistana) – “Aerogerador do Sertão”;
– Ceep José Pacífico de Moura Neto (Teresina) – “Alimentação Escolar Sustentável”.
“Nosso projeto visa transformar a alimentação escolar em uma experiência mais sustentável, eficiente e saudável, tanto para os alunos quanto para os colaboradores, por meio de um site de reservas, que proporciona a regulação da demanda e coleta de dados sobre essa distribuição, evitando desperdícios”, explicou Lara de Moura, estudante do Ceep José Pacífico de Moura Neto e uma das representantes Piauí.