O evento é liderado pelo Consad em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap) e Associação Brasileira de Empresas Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Líderes do setor público brasileiro estão reunidos para uma imersão tecnológica em Barcelona e Madri em agendas que contam com visitas a empresas de renome no setor tecnológico, como Huawei, Dahua, Microsoft e Teltronic, além de workshops e reuniões estratégicas com foco em cidades inteligentes, segurança cibernética e transformação digital. A missão segue até o próximo dia 10, onde a comitiva segue para Portugal.
Em Barcelona, os participantes têm a oportunidade de conhecer o Smart City Expo World Congress, um dos maiores eventos mundiais sobre cidades inteligentes; seguindo para Saragoça, em visitação à fábrica da Teltronic, empresa especializada em soluções de comunicação crítica. Finalizando em Madri, a delegação também visitará o Centro Criptológico Nacional (CCN-CERT), órgão responsável pela segurança cibernética da Espanha.
A missão tem como objetivo promover a ampliação dos horizontes da gestão pública brasileira por meio do intercâmbio de experiências e boas práticas com representantes internacionais. “Como presidente do Consad, é muito importante essa integração e encontros com autoridades e especialistas em áreas essenciais como tecnologia, sustentabilidade, educação e inovação. O objetivo é aprofundar o conhecimento e as práticas voltadas para a melhoria dos serviços públicos e a modernização da administração pública”, destacou Samuel Nascimento.
O secretário e presidente do Consad destaca ainda a importância da colaboração internacional na evolução da gestão pública, proporcionando aos gestores brasileiros novas perspectivas e soluções para os desafios contemporâneos. “É uma troca de experiência relevante e o Consad tem esse compromisso de promover a integração entre as esferas estaduais e as melhores práticas de governança global. Essa missão é um passo significativo para o fortalecimento das políticas públicas e o avanço na transformação digital e sustentável da administração pública no Brasil”, finalizou o gestor.