segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioPolíticaSecretária que substituiria Silvio Almeida pede demissão

Secretária que substituiria Silvio Almeida pede demissão

Na noite desta sexta-feira, 6, Rita Cristina de Oliveira, secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, pediu demissão do cargo. Ela seria a substituta de Silvio Almeida, demitido mais cedo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rita confirmou a exoneração ao portal Metrópoles. “Já pedi para publicarem minha exoneração junto com a do ministro”, declarou.

Antes de pedir demissão, Rita Cristina usou as redes sociais para sair em defesa de Silvio Almeida. Ele deixou o cargo depois de ser alvo de denúncias de assédio sexual.

“Nunca vou soltar sua mão”, escreveu, em publicação no Instagram. “Lealdade, respeito e admiração eternos.”

O nome de Rita Cristina não aparece na edição extra do Diário Oficial da União, publicada nesta noite, que formaliza a demissão de Silvio Almeida. Conforme noticiou Oeste, a ministra Ester Dweck assumirá interinamente os Direitos Humanos.

Entenda o caso que envolve Silvio Almeida

A recente demissão de Silvio Almeida foi marcada por acusações de assédio sexual. As denúncias envolvem ex-integrantes do governo Lula, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A ONG Me Too Brasil desempenhou um papel central na exposição das denúncias, que rapidamente ganharam repercussão nacional.

À esquerda, ministra Anielle Franco; à direita, ministro Silvio Almeida
À esquerda, ministra Anielle Franco; à direita, ministro Silvio Almeida | Foto: Montagem Oeste/Divulgação/Ricardo Stuckert/Rithyele Dantas/Governo Lula

Silvio Almeida, por sua vez, repudiou as acusações. Segundo o ex-ministro, as denúncias são “ilações absurdas”, que visariam a prejudicar sua trajetória política. Apesar de sua defesa, o governo federal optou por dar início a investigações e acionou a Comissão de Ética da Presidência da República e da Polícia Federal.

A demissão de Silvio Almeida é a quinta baixa no governo Lula. A lista é formada pelos seguintes nomes:

  • Gonçalves Dias (abril de 2023) — Ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias foi exonerado depois da divulgação de imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, que mostravam uma postura passiva durante os atos do 8 de janeiro de 2023.
  • Daniela Carneiro (julho de 2023) — Ex-ministra do Turismo, foi retirada do cargo para dar lugar ao deputado federal Celso Sabino (União-PA).
  • Ana Moser (setembro de 2023) — Ex-ministra dos Esportes, foi substituída pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA).
  • Márcio França (setembro de 2023) — Deixou o Ministério de Portos e Aeroportos para assumir o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, em um rearranjo do governo para acomodar demandas do centrão.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui