No primeiro dia de Fórum foram debatidos o monitoramento dos resultados do Plano Plurianual e estratégias de formação para conselheiros e conselheiras da sociedade civil e governamental. Mais de 42 conselhos nacionais estiveram presentes no primeiro dia do fórum. Os conselheiros têm a tarefa de analisar os dados de 88 programas, com relatórios anuais e revisão até abril de 2025.
“Participar de um evento dessa magnitude significa que o Piauí está alinhado com a Política Nacional de Participação Social. Nosso compromisso enquanto Governo do Estado, é fazer esse alinhamento entre as Políticas Estaduais e Nacionais de Participação, com a finalidade de melhorar a atuação dos nossos conselhos, na defesa e na efetivação de direitos e cidadania e das Políticas Públicas do nosso estado”, ressaltou.
Sobre o Fórum Interconselhos
Promovido pela Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Fórum Interconselhos traz à tona debates sobre a gestão de políticas públicas e o papel dos conselhos nacionais na promoção da democracia participativa.
Desde sua criação em 2011, reúne periodicamente representantes dos diversos conselhos nacionais e entidades representativas da sociedade civil com foco no monitoramento da execução dos PPAs.
G20 Social
Uma das marcas do Governo Federal nesta gestão do presidente Lula é que a sociedade civil seja ouvida no processo de construção das políticas públicas. Neste sentido, o ato final do Fórum Interconselhos será parte das atividades do G20 Social, ampliando o impacto das discussões para a esfera internacional. A declaração sistematizada com as propostas dos conselhos será apresentada aos líderes globais, destacando a importância de ampliar a participação social e de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20.
O Brasil dá um passo inédito que garante espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações dos países que integram o Fórum das economias mais potentes do mundo. Liderando pelo exemplo, o país pretende que a marca da participação se consolide daqui pra frente em todas as próximas Cúpulas dos chefes de Estado do G20.