A Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) estão unindo esforços para trazer ao Piauí representantes da União Europeia (UE). O objetivo é apresentar editais, estreitar laços e impulsionar a ciência e tecnologia no estado.
Nessa segunda-feira (10), em Brasília, o secretário de Inteligência Artificial do Piauí, André Macedo, e a diretora de Economia Digital e Gestão da SIA, Rebeca Nepomuceno, reuniram-se com Dhallys Mota Nunes, oficial de Políticas para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil. A pauta do encontro foi o alinhamento para a visita dos representantes da UE ao Piauí, que deve ocorrer no fim de março deste ano.
Rebeca Nepomuceno ressaltou a importância da reunião para alinhar os pontos da visita, oportunidade em que será reunido um Comitê Piauiense de Ciência, Tecnologia e Inovação, formado por entidades associadas a esse tema como universidades, institutos, Embrapa e Investe Piauí. “Essa iniciativa representa um passo significativo para fortalecer a cooperação internacional e impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico no estado”, declara a diretora da SIA.
Eliciana Vieira, diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fapepi, destacou que o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi importante para que esta iniciativa tomasse corpo. “O conselho promove ações para fomentar parcerias entre as fundações como a Fapepi e organismos internacionais. Uma dessas iniciativas é a chamada da União Europeia, que possui diversas oportunidades de cooperação e/ou editais e a Fapepi está ligada a algumas dessas iniciativas bilaterais e de mobilidade científica e tecnológica”, explica a gestora.
Vieira acrescenta que a Fapepi tem mobilizado esforços a fim de apresentar essas iniciativas às instituições de ciência e tecnologia (ICTs) locais, promovendo oportunidades de parcerias.