Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizará, na quarta-feira (29), uma edição do “Cine Trans — e a sua gota d’água?”, com exibição de dois documentários. A atividade será realizada no auditório da secretaria, às 15h, e contará com a presença de representantes da comunidade trans, que contribuirão com um debate após as exibições.
Os documentários escolhidos para a exibição abordam temas sobre a vida e as lutas da comunidade trans, promovendo uma reflexão sobre as questões de identidade, aceitação e os desafios da saúde pública voltada à comunidade. O debate que se seguirá será moderado pela ativista social trans Lanna de Almeida e pela estudante de Jornalismo da Ufpi Leona da Mata, que também é apresentadora da Rádio Meio Norte.
A coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão da Sempi, Letícia Gualter, explicou sobre a iniciativa e importância do evento. “A iniciativa do Cine para o Mês da Visibilidade Trans é promover um debate pautado em documentários voltados para a área da saúde em relação aos corpos trans e a sua realidade no sistema único de saúde brasileiro. A expectativa é que tenhamos acesso aos estudos dessa comunidade tão marginalizada”.
Os curtas metragens serão os seguintes:
- Documentário – Transformando: vozes que ecoam
- Webdocumentário – Pop Trans
Local: Auditório Secretaria das Mulheres – Avenida Petrônio Portella, 1900 – Aeroporto, Teresina – PI, 64003-600
Horário: 15h
Data: 29 de janeiro