domingo, novembro 17, 2024
InícioGeralSecretária das Mulheres participa da reunião de alinhamento das ações no Porto...

Secretária das Mulheres participa da reunião de alinhamento das ações no Porto do Piauí na área do desenvolvimento sustentável

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participa, nesta sexta-feira (18), em Parnaíba, da terceira reunião de alinhamento das ações do Porto do Piauí, com foco no desenvolvimento sustentável e na mitigação de impactos sociais e ambientais. A reunião ocorre no espaço ZPE Parnaíba e conta com a participação de representantes da Diretoria de Sustentabilidade do Porto, instituições locais e órgãos governamentais.

O Porto do Piauí, localizado no terceiro maior delta do mundo, reconhece a importância do crescimento econômico associado à preservação ambiental e o empoderamento das mulheres. 
 

WhatsApp Image 2024-10-18 at 11.46.29.jpeg

Durante a reunião, estão sendo discutidas estratégias para a implementação de práticas sustentáveis, como a realização de estudos de impacto ambiental e a promoção de iniciativas de educação ambiental voltadas para as comunidades pesqueiras entorno do Porto, a importância do empoderamento das mulheres em todo o processo das ações do Porto e valorização das comunidades existentes na região.

Analista de ESG do Porto Piauí, Lívia Nunes enfatiza a necessidade de parcerias com as secretarias da Agricultura Familiar, das Mulheres, das Relações Sociais, da Assistência Social e Cidadania, da Coordenação de Juventude, da Embrapa Meio Norte e do ICMBio/APA Delta do Parnaíba para garantir que as atividades do porto respeitem o ecossistema local.
 

WhatsApp Image 2024-10-18 at 11.47.03.jpeg

Zenaide Lustosa destaca a importância do diálogo transversal com a sociedade e governo. “Vários órgãos pensando nas contribuições do Governo do Estado no sentido de pensar ações, renda e projeto no sentido de mitigar os impactos ambientais e socioambiental e nestes momentos discutimos todos os rumos relevantes para o empoderamento das mulheres também“.

Segundo Zenaide, a inclusão das mulheres no contexto portuário é fundamental para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável. “A presença feminina nas atividades pesqueiras e na gestão de recursos hídricos traz perspectivas únicas e contribui para a preservação de saberes tradicionais”.

Os participantes destacarão a importância de ouvir as demandas das comunidades, que enfrentam desafios decorrentes da expansão portuária. 

 

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui