A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participa, nesta sexta-feira (18), em Parnaíba, da terceira reunião de alinhamento das ações do Porto do Piauí, com foco no desenvolvimento sustentável e na mitigação de impactos sociais e ambientais. A reunião ocorre no espaço ZPE Parnaíba e conta com a participação de representantes da Diretoria de Sustentabilidade do Porto, instituições locais e órgãos governamentais.
O Porto do Piauí, localizado no terceiro maior delta do mundo, reconhece a importância do crescimento econômico associado à preservação ambiental e o empoderamento das mulheres.
Durante a reunião, estão sendo discutidas estratégias para a implementação de práticas sustentáveis, como a realização de estudos de impacto ambiental e a promoção de iniciativas de educação ambiental voltadas para as comunidades pesqueiras entorno do Porto, a importância do empoderamento das mulheres em todo o processo das ações do Porto e valorização das comunidades existentes na região.
Analista de ESG do Porto Piauí, Lívia Nunes enfatiza a necessidade de parcerias com as secretarias da Agricultura Familiar, das Mulheres, das Relações Sociais, da Assistência Social e Cidadania, da Coordenação de Juventude, da Embrapa Meio Norte e do ICMBio/APA Delta do Parnaíba para garantir que as atividades do porto respeitem o ecossistema local.
Zenaide Lustosa destaca a importância do diálogo transversal com a sociedade e governo. “Vários órgãos pensando nas contribuições do Governo do Estado no sentido de pensar ações, renda e projeto no sentido de mitigar os impactos ambientais e socioambiental e nestes momentos discutimos todos os rumos relevantes para o empoderamento das mulheres também“.
Segundo Zenaide, a inclusão das mulheres no contexto portuário é fundamental para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável. “A presença feminina nas atividades pesqueiras e na gestão de recursos hídricos traz perspectivas únicas e contribui para a preservação de saberes tradicionais”.
Os participantes destacarão a importância de ouvir as demandas das comunidades, que enfrentam desafios decorrentes da expansão portuária.