A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), realizou, na quarta-feira (13), a entrega de certificados do Programa Qualifica Piauí às assistidas pela Casa da Mulher Brasileira. No total, 42 mulheres foram certificadas pela realização dos cursos de cabeleireiro e corte e costura, oferecidos pelo Programa.
O momento de conclusão contou com a participação da diretora de Articulação e Ações Temáticas da Sempi, Ivana Amorim, da secretária Regina Sousa (Sasc) e da coordenadora Estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos.
O Programa Qualifica é uma ação do Governo do Estado que visa promover a qualificação social e profissional de trabalhadores, priorizando as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa cria oportunidades para a geração de trabalho, emprego e renda, assim contribuindo com a conquista da emancipação financeira e social na vida das mulheres.
A coordenadora Estadual da CMB pontuou que, por meio da qualificação, é possível que a mulher rompa o ciclo de violência. “É importante qualificar essas mulheres para que elas possam romper o ciclo de violência e sentir que são valorizadas, acompanhadas e abraçadas pelas políticas públicas aqui do Estado do Piauí, no que diz respeito a superação das situações de violência, sentindo-se aptas para estarem no mercado de trabalho”, explicou Andrea Bastos.
Emilly Camilly, uma das alunas qualificadas no curso de cabeleireiro, apresentou o desejo de frequentar novas aulas. “No curso aperfeiçoei meu conhecimento na maquiagem e cabelo. Espero me profissionalizar ainda mais e começar a empreender através do meu salão”, disse.
Na oportunidade, as mulheres também puderam conhecer um pouco mais sobre a linha de crédito, objetivando o incentivo ao empreendedorismo feminino. Em sua fala, a técnica da Gerência de Operações da Badespi, Jaceline Celone, destacou a importância de oferecer suporte financeiro e orientação às mulheres empreendedoras, visando fortalecer seus negócios e impactar positivamente a economia local.