A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) esteve reunida, nesta quinta-feira (13), com integrantes da Associação de Mulheres do Itararé (AMUI) para apresentar o plano de ação da Lavanderia Comunitária de Teresina, a ser construído no Bairro Dirceu.
Durante a apresentação foi exibido e discutido o objetivo social da lavanderia, os itens necessários para a atuação, arquitetura do ambiente e o planejamento dos custos iniciais. A parceria entre Sempi e AMUI é importante para atingir o perfil esperado pelo projeto, visto que a Associação trabalha diretamente com as mulheres da região e conhece suas necessidades e desafios.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, enfatizou a importância da atuação da lavanderia e pontuou passos importantes para sua efetivação. “A nossa lavanderia vem com um diferencial, o seu aspecto social, visto que é voltada especialmente para mulheres que enfrentam algum tipo de violência. Para melhor efetivarmos o projeto, vamos ampliar as discussões sobre a estrutura da lavanderia, produzir uma proposta de monitoramento de funcionamento e formalizar as parcerias”.
![sempimulheres_1739470949130 (2).jpeg](https://admin.pi.gov.br/uploads/sempimulheres_1739470949130_2_27fbff5bc5.jpeg)
A coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta da Sempi, Adeliane Martins, fez uma avaliação do projeto e da parceria. “Avalio esses avanços como extremamente positivos. Estamos nos aproximando mais da comunidade do Grande Dirceu e, assim, conseguimos atingir um número maior de mulheres. A ampliação desse serviço é fundamental para nós e a parceria com a AMUI traz um diferencial significativo, atingir o nosso foco social”, disse.
Ana Célia, uma das representantes da AMUI, refletiu sobre as oportunidades e os benefícios que a lavanderia pode gerar para as mulheres da região. “Acredito que quanto mais oportunidades as mulheres tiverem para aumentar sua renda, expandir suas atividades profissionais, socializar e se integrar em um grupo onde possam conversar e trocar experiências, mais benefícios teremos. Vejo a lavanderia como um espaço fundamental para promover essas interações”. Ela ainda pontuou que o projeto fortalece o trabalho comunitário que a AMUI realiza na região, especialmente na luta contra a violência doméstica.
![sempimulheres_1739470952551.jpeg](https://admin.pi.gov.br/uploads/sempimulheres_1739470952551_952cb6d6c9.jpeg)