A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta quinta-feira (14), ação alusiva ao Dia Nacional e Mundial do Diabetes, com um circuito de atividades para rastreamento do risco para diabetes mellitus 2. A atividade acontece das 7h30 às 11h, no pátio da Sesapi, no Centro Administrativo, com realização de vários serviços e uma palestra ministrada pela educadora em diabetes Gisela Brito.
Entre os serviços disponíveis, estarão: consultas virtuais pelo Piauí Saúde Digital, avaliação nutricional, avaliação de risco, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e orientações de saúde bucal.
O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. No Piauí, estima-se que 118 mil pessoas tenham diabetes, o que corresponde a 5,5% dos casos de adultos. Na maioria dos casos, trata-se de diabetes tipo 2, que é amplamente evitável por meio de hábitos de vida saudável, com dieta balanceada e atividade física regular.
Para a coordenadora de atenção à saúde do adulto e idoso da Sesapi, Luciana Sena, o diagnóstico e tratamento precoce são importantes para prevenir as complicações do Diabetes e obter bons resultados. “Queremos reforçar junto aos servidores a importância de se prevenir contra o diabetes e buscar sempre o acompanhamento médico”, explica.