Na última semana, o Sebrae no Piauí promoveu visita técnica à Cooperativa de Trabalho e Economia Solidária dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Oeiras (Cooperativa Renascer). Participaram da visita representantes da instituição, catadores de resíduos e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Empreendedorismo e Trabalho de Esperantina.
O objetivo foi conhecer na prática a experiência exitosa da Cooperativa Renascer, que é referência em termos de organização social e responsabilidade socioambiental. O grupo foi recepcionado pelo secretário de Meio Ambiente de Oeiras, Adriano Ferreira, e pelo presidente da Cooperativa Renascer, Alexsandro Luís, que mostraram todo o processo de recebimento, seleção, prensa e destinação dos resíduos.
“Esse grupo de catadores já existe há algum tempo em Esperantina, sendo formado por pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Sala do Empreendedor, fizemos um levantamento das necessidades do grupo, sensibilizando-os para formalização da cooperativa, além de interface com o Sescoop para apoiar esse processo. Na visita técnica em Oeiras, os catadores de Esperantina puderam conhecer de perto como funciona um grupo social organizado e quais as vantagens da cooperação”, declara a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Agrário, Empreendedorismo e Trabalho de Esperantina, Regina Vale, esse trabalho que vem sendo realizado junto aos catadores, por meio de parceria com o Sebrae e o Sescoop, deve contribuir para transformar a realidade dos envolvidos. “Já acompanho esse grupo há bastante tempo, mesmo antes de ser secretária e conheço de perto a realidade dos catadores. Com a orientação do Sebrae, começamos a vislumbrar a constituição de uma cooperativa para gerar novas oportunidades para essas pessoas. Na visita em Oeiras, pudemos vivenciar a experiência de uma cooperativa que vem dando muito certo, sendo um exemplo que pode ser replicado no nosso município. Caminharemos agora para a parte burocrática para, em breve, termos a nossa cooperativa formalizada”, declara Regina Vale.
Esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae em Esperantina busca unir desenvolvimento econômico e social, com geração de emprego e renda e sustentabilidade ambiental. A ideia é contribuir para a preservação do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, não deixando que os interesses das gerações futuras sejam comprometidos pela satisfação das necessidades da geração atual. Além disso, a cooperativa deve dar mais dignidade aos catadores, incrementando a geração de emprego e renda na região e promovendo a inclusão social.
Além desse trabalho junto aos catadores, o Sebrae vem atuando em outras frentes em Esperantina, por meio da Sala do Empreendedor e do Programa Cidade Empreendedora. Entre as ações já desenvolvidas estão implementação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e capacitação dos permissionários do Mercado e de outros empreendedores e empresários, abrindo um leque de oportunidades para a promoção do desenvolvimento local.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/