sábado, agosto 17, 2024
InícioGeralSebrae divulga pesquisa sobre características das mulheres empreendedoras

Sebrae divulga pesquisa sobre características das mulheres empreendedoras

O Sebrae Nacional divulgou a pesquisa Características dos Empreendedores: Empreendedorismo Feminino. De acordo com o levantamento, as donas de negócios dedicam menos horas às suas empresas, pois utilizam praticamente o dobro de tempo do que os homens nos cuidados com familiares e com afazeres domésticos.

A pesquisa Empreendedorismo Feminino contabilizou a quantidade de horas destinadas a mais pelas mulheres nos cuidados com pessoas da família e nos afazeres domésticos. As mulheres que empreendem dedicam 3,1 horas aos cuidados familiares e consomem 2,9 horas do seu dia nos afazeres domésticos, enquanto os homens gastam 1,6 hora e 1,5 hora, respectivamente, com essas atividades. No Piauí, as mulheres que empreendem dedicam 3,5 horas aos cuidados familiares e consomem 3 horas do seu dia nos afazeres domésticos, enquanto os homens gastam 1,7 hora e 1,8 hora , respectivamente, com essas atividades.

Esse mesmo cuidado com a família influenciou mais diretamente as mulheres na decisão de abrir um empreendimento. Entre as empreendedoras, 68% disseram que cuidar dos filhos “influenciou muito”, enquanto, entre os homens, esse índice chegou a 56%. No Piauí, 72% das mulheres afirmaram que cuidar dos filhos “influenciou muito”, enquanto, entre os homens, esse índice foi de 52%.

Em relação à sobrecarga com a jornada dupla, 74% das mulheres piauienses se sentiram mais sobrecarregadas e 70% já tiveram que deixar de fazer algo para si ou para a empresa para cuidar dos filhos, de idosos ou parentes. Por outro lado, esses resultados foram de 58% para os homens do Piauí que se sentiram sobrecarregados e 64% os que afirmaram ter de sacrificar algo em favor dos filhos ou parentes.

OUTROS NÚMEROS DA PESQUISA – PIAUÍ

Para os empreendedores do gênero masculino, o apoio do cônjuge é mais frequente do que entre mulheres, quando 73 % deles afirmaram terem sido ajudados, no momento de abrir o empreendimento, contra 62% delas.

No gênero masculino, o apoio dos amigos é de 63%; dos pais, 43%; de clientes e fornecedores, 73%. Entre as mulheres os números são 53%, 58% e 78%, respectivamente.

PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS

Como forma de estimular o empreendedorismo feminino e reconhecer experiências exitosas, o Sebrae promove o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN).

“O Sebrae incentiva o empreendedorismo feminino por meio de diversas ações como encontros e eventos focados nas mulheres que já tem sua empresa ou que desejam empreender. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem o objetivo de reconhecer a garra e a força de mulheres que fazem a diferença no cenário de negócios do país. É também uma forma de inspirar outras mulheres por meio de histórias de sucesso de empreendedorismo feminino”, ressalta a gerente da Unidade de Relacionamento e Gestão do Atendimento do Sebrae no Piauí, Kelly Campelo.

Em todo o Brasil, mais de 4 mil mulheres se inscreveram na premiação em 2023, 37% a mais que no ano anterior. Desde 2004, ano da primeira edição do prêmio, mais de 100 mil mulheres já se inscreveram no prêmio e mais de 200 foram vencedoras.

A edição de 2023 conta com 15 finalistas que vão concorrer na etapa nacional – divididas em três categorias: “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual (MEI)”. Dessas 15 finalistas, duas são o Piauí: Maria Francisca dos Santos, da cidade de Guadalupe, que concorre na categoria Produtora Rural; e Carla Naiana de Menezes Mota, da cidade de Ribeiro Gonçalves, que é finalista na categoria MEI. A cerimônia de premiação nacional será realizada no dia 05 de dezembro às 17h30, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sebrae.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui