O Sebrae Nacional divulgou a pesquisa Características dos Empreendedores: Empreendedorismo Feminino. De acordo com o levantamento, as donas de negócios dedicam menos horas às suas empresas, pois utilizam praticamente o dobro de tempo do que os homens nos cuidados com familiares e com afazeres domésticos.
A pesquisa Empreendedorismo Feminino contabilizou a quantidade de horas destinadas a mais pelas mulheres nos cuidados com pessoas da família e nos afazeres domésticos. As mulheres que empreendem dedicam 3,1 horas aos cuidados familiares e consomem 2,9 horas do seu dia nos afazeres domésticos, enquanto os homens gastam 1,6 hora e 1,5 hora, respectivamente, com essas atividades. No Piauí, as mulheres que empreendem dedicam 3,5 horas aos cuidados familiares e consomem 3 horas do seu dia nos afazeres domésticos, enquanto os homens gastam 1,7 hora e 1,8 hora , respectivamente, com essas atividades.
Esse mesmo cuidado com a família influenciou mais diretamente as mulheres na decisão de abrir um empreendimento. Entre as empreendedoras, 68% disseram que cuidar dos filhos “influenciou muito”, enquanto, entre os homens, esse índice chegou a 56%. No Piauí, 72% das mulheres afirmaram que cuidar dos filhos “influenciou muito”, enquanto, entre os homens, esse índice foi de 52%.
Em relação à sobrecarga com a jornada dupla, 74% das mulheres piauienses se sentiram mais sobrecarregadas e 70% já tiveram que deixar de fazer algo para si ou para a empresa para cuidar dos filhos, de idosos ou parentes. Por outro lado, esses resultados foram de 58% para os homens do Piauí que se sentiram sobrecarregados e 64% os que afirmaram ter de sacrificar algo em favor dos filhos ou parentes.
OUTROS NÚMEROS DA PESQUISA – PIAUÍ
Para os empreendedores do gênero masculino, o apoio do cônjuge é mais frequente do que entre mulheres, quando 73 % deles afirmaram terem sido ajudados, no momento de abrir o empreendimento, contra 62% delas.
No gênero masculino, o apoio dos amigos é de 63%; dos pais, 43%; de clientes e fornecedores, 73%. Entre as mulheres os números são 53%, 58% e 78%, respectivamente.
PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS
Como forma de estimular o empreendedorismo feminino e reconhecer experiências exitosas, o Sebrae promove o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN).
“O Sebrae incentiva o empreendedorismo feminino por meio de diversas ações como encontros e eventos focados nas mulheres que já tem sua empresa ou que desejam empreender. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem o objetivo de reconhecer a garra e a força de mulheres que fazem a diferença no cenário de negócios do país. É também uma forma de inspirar outras mulheres por meio de histórias de sucesso de empreendedorismo feminino”, ressalta a gerente da Unidade de Relacionamento e Gestão do Atendimento do Sebrae no Piauí, Kelly Campelo.
Em todo o Brasil, mais de 4 mil mulheres se inscreveram na premiação em 2023, 37% a mais que no ano anterior. Desde 2004, ano da primeira edição do prêmio, mais de 100 mil mulheres já se inscreveram no prêmio e mais de 200 foram vencedoras.
A edição de 2023 conta com 15 finalistas que vão concorrer na etapa nacional – divididas em três categorias: “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual (MEI)”. Dessas 15 finalistas, duas são o Piauí: Maria Francisca dos Santos, da cidade de Guadalupe, que concorre na categoria Produtora Rural; e Carla Naiana de Menezes Mota, da cidade de Ribeiro Gonçalves, que é finalista na categoria MEI. A cerimônia de premiação nacional será realizada no dia 05 de dezembro às 17h30, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sebrae.