O secretário da Administração Sead, Samuel Nascimento, assinou dois termos de adesão que fazem parte do programa Pactos pelo Piauí. A iniciativa fez parte do 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, que aconteceu nesta quarta-feira (26), no Centro de Convenções de Teresina.
O evento, promovido em parceria com a segunda fase do programa Pactos pelo Piauí, tem como objetivo estreitar laços entre durante os governos federal, estadual e municipal, promovendo maior integração e eficiência na administração pública.
Entre os pactos firmados estão o termo de adesão e compromisso ao Pacto pela Gestão e Tecnologia, que vai impulsionar a transformação digital nos municípios, melhorando a eficiência administrativa e a qualidade dos serviços. O segundo foi o Pacto pelo Saneamento e Defesa Civil, para garantir saneamento básico e proteção ambiental, promovendo saúde pública e segurança para a população.
Além disso, foi assinado ainda um Acordo de Cooperação Técnica voltado ao fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos no estado. A parceria estratégica, estabelecida entre o Governo do Estado, por meio da Sead e o Consórcio Meio Norte, com o Instituto de Saneamento Básico do Piauí (ISBPI), que prevê o intercâmbio de informações e a implementação de ações conjuntas que alinhem diretrizes e políticas públicas para o gerenciamento responsável dos resíduos, promovendo sustentabilidade e proteção ambiental.
“A parceria entre os entes federativos é fundamental para que possamos avançar na construção de soluções conjuntas que transformem a realidade dos nossos municípios. Esses pactos representam um passo importante rumo a uma gestão mais moderna, eficaz e preocupada com o futuro do nosso estado”, destacou o secretário Samuel Nascimento.
Os sete Pactos pelo Piauí são em áreas-chave da administração pública, tais como saúde, educação, segurança, trânsito, sustentabilidade, saneamento, defesa civil e gestão tecnológica. O 30º Fórum Regional é uma iniciativa realizada em todos os estados brasileiros, com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A etapa no Piauí reforça o compromisso do estado com políticas públicas sustentáveis, eficientes e integradas, que impactem positivamente a vida da população.