domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralSead desenvolve ferramenta que permite automação do Sistema Eletrônico de Informações -...

Sead desenvolve ferramenta que permite automação do Sistema Eletrônico de Informações – SEAD

A Secretaria de Administração (Sead), por meio da Gerência de Interoperabilidade de Soluções, desenvolveu uma API SEI, ferramenta que vai permitir a automação de diversas funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), utilizado como sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos em diversas instituições públicas. 

A API é uma interface de programação de aplicações que possibilita interoperabilidade entre os sistemas. No caso do SEI, vai facilitar a tramitação de documentos e a comunicação entre as unidades. Além disso, a API permite a automação de relatórios, ou seja, a geração automática de demonstrativos de resultados de sistemas externos ao SEI, possibilitando a integração de informações e o aumento da eficiência na gestão de documentos.

Conforme explica Jonatas Soares, gerente de Interoperabilidade de Soluções da Sead, a interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

“A importância da API é ampla. Com ela, é possível automatizar diversas tarefas relacionadas aos procedimentos e documentos eletrônicos, aumentando a eficiência e agilidade dos processos no SEI, contribuindo também para a modernização e digitalização dos processos públicos, trazendo benefícios tanto para os servidores quanto para os cidadãos”, destacou.

Entre as principais funcionalidades da API estão consultar e adicionar documento, baixar documento, listar tipo documento, adicionar documento de requerimento, adicionar documento de assinatura e consultar procedimento.

Via SEAD

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui