Tem gente perdendo a fritadeira elétrica sem óleo por fazer a limpeza da maneira errada; veja dicas e a orientação das fabricantes.
/Shutterstock
Rápida, prática e saudável (por não usar óleo), a air fryer virou rapidamente a queridinha das cozinhas modernas. Hoje em dia é difícil encontrar uma receita nas redes sociais que não use a fritadeira elétrica.
O problema é que essas mesmas redes sociais voltaram a difundir um vídeo que está levando muita gente a estragar seu eletrodoméstico.
Leia mais
Se você tem uma air friyer em casa, você sabe que ela pode sujar bastante depois do uso – e a recomendação das fabricantes é que você as lave regularmente. O vídeo em questão dá uma dica furada para acelerar esse processo: ele recomenda que você coloque água com detergente no cesto do produto, e o feche para limpar.
A prática tem quebrado alguns aparelhos e, ainda mais grave, causado acidentes. Para que isso não aconteça com você, o Olhar Digital separou algumas dicas e explica por que você nunca deve lavar sua air fryer desse jeito.

Palavra das fabricantes
- O g1 ouviu especialistas e todos eles foram enfáticos ao decretar que essa é a maneira errada de lavar sua fritadeira elétrica.
- Primeiro porque a água pode ferver e criar vapor dentro do eletrodoméstico, prejudicando os componentes internos.
- A umidade pode afetar as buchas de sustentação da hélice do motor e expor a resistência à umidade e desgaste.
- Uma resistência molhada pode enferrujar, apresentando defeito no futuro.
- Outro ponto importante é que colocar água direto na air fryer pode fazer com que o consumidor perca a garantia do produto.
- Isso quem diz são os próprios fabricantes.
- A justificativa da assistência vai ser de mau uso da fritadeira, já que os técnicos conseguem identificar o tipo de desgaste.
- Um último detalhe é que nunca é bom expor produtos elétricos diretamente à água: isso pode causar choques.
- Sobre a umidade dentro da air fryer, tem gente que pode estar se perguntando: mas a comida em si não solta umidade também?
- A resposta é sim, mas em uma proporção diferente e bem menor que o cesto cheio de água.

Mas como lavar da forma correta?
A recomendação dos fabricantes é fazer a limpeza externa, higienizando cuidadosamente todas as partes removíveis da sua air fryer.
Para isso, utilize apenas detergente neutro e esfregue com uma esponja macia (a parte amarela ou azul dela), para não estragar o revestimento antiaderente.
Também é indicado deixar o cesto de molho de 5 a 10 minutos com água quente, para amolecer a gordura que ficou grudada. Outra opção é colocar no lava-louças – mas antes disso o ideal é conferir o manual de cada marca.
Aliás, essa é uma dica de ouro: na dúvida de como usar e limpar, sempre leia o manual de instruções do produto e ignore as dicas milagrosas (e duvidosas) das redes sociais.
Uma air fryer limpa não apenas garante resultados culinários consistentes, mas também ajuda a prevenir o acúmulo de odores desagradáveis e prolonga a vida útil do aparelho.

Colaboração para o Olhar Digital
Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.