E se não formos os únicos procurando por vida fora do nosso planeta? O questionamento não é novo e algumas pesquisas em busca de seres vivos como nós fora da Terra assumem que os extraterrestres estão nos procurando de volta.
Um novo estudo sugere que, se esses alienígenas existirem e estiverem realmente interessados na Terra, eles podem começar buscando por luzes artificiais e terão sucesso: é possível enxergar de longe os edifícios do nosso planeta.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Busca por vida fora da Terra
O IFLScience explica que a busca por vida fora da Terra é simples: cientistas procuram sinais enviados propositalmente pela galáxia por essas civilizações extraterrestres, como luzes.
Ainda, quando identificam alguma luz e descobrem um exoplaneta, analisam se ele está em zona habitável do Sistema Solar e como é sua atmosfera. Isso ajuda a entender a composição química do corpo celeste e determinar possíveis indicadores de vida por lá.
Vale lembrar que usamos telescópios potentes. Uma pesquisa de 2013 afirmou que, se o James Webb fosse colocado a 50 anos-luz da Terra, ainda seria capaz de detectar vida no nosso planeta.
Aliens estão nos procurando de volta?
É claro que não é possível responder à pergunta, mas um novo artigo de Z. Osmanov, investigador do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), tentou responder se civilizações alienígenas com telescópios tão poderosos quanto o nosso poderiam nos detectar de volta na galáxia.
Para isso, ele delimitou sua pesquisa:
- Ele se concentrou nas chamadas civilizações extraterrestres Tipo I e Tipo II, de acordo com a escala de Kardashev;
- A de Tipo I é de sociedades hipotéticas que aproveitam toda a energia de sua estrela hospedeira para seu planeta. Já o Tipo II é de sociedades que aproveitam toda a energia da própria estrela hospedeira;
- Ele também estipulou que, se extraterrestres estiverem buscando por nós, eles tentarão identificar indícios de civilização, como grandes navios, satélites espaciais e edifícios. Isso porque eles emanam luz artificial que pode ser refletida.
Como os alienígenas fariam isso
Osmanov explicou no artigo que, para encontrar vida em planeta distante, é necessário olhar de vários ângulos. Para isso, ao invés de usar telescópios de tamanhos astronômicos, é possível usar técnica chamada interferometria óptica de linha de base longa, que usa pelos menos dois telescópios separados por grande distância e cobrindo diâmetro de milhões de quilômetros. Ele explicou que, ainda assim, há limite para o quão longe as luzes terrestres podem ser vistas.
Descobrimos que a distância máxima, onde uma construção em escala de dez metros de comprimento pode ser resolvida espacialmente, é da ordem de três mil anos-luz.
Z. Osmanov, investigador do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), no artigo
Ao usar a equação de Drake (fórmula especulativa que calcula a probabilidade de vida alienígena em zonas habitáveis do Sistema Solar) e assumir que as civilizações alienígenas estão distribuídas uniformemente pela galáxia, Osmanov estima que existam cerca de 650 sociedades extraterrestres próximas o suficiente para ver as luzes de nossos edifícios.