Um novo e curioso veículo elétrico precisa de apenas 3 minutos para se transformar em outro modelo. Desenvolvida pela empresa indiana Surge, a scooter “Transformer” S32 pode ser configurada em carretinha rapidamente, oferecendo ao proprietário um perfil “pau pra toda obra”.
Isso porque a motinha tem opção para caminhãozinho baú e para “tuk-tuk” (modelo de transporte bem comum na índia). Conforme a “forma” adotada pela scooter elétrica, mudam a velocidade máxima, força e bateria, com todo o processo de conversão sendo muito simples, segundo a fabricante.
De certa forma, o “truque” modular está na parte extra que acompanha a motocicleta elétrica. S32 PV é para a scooter se transformar em tuk-tuk, S32 HD permite configurar para caminhãozinho baú e S32 LD é para ela virar carretinha. É possível ver como acontece a transformação no vídeo abaixo:
A Plataforma Elétrica Modular Escalável Avançada (AMSEP) conta com baterias removíveis extras, o motor extra de eixo traseiro, sistema eletrônico de tração e rodas traseiras. Aliás, a tecnologia do design retrai a roda traseira da scooter na hora em que ela é configurada para uma das opções.
Em formato de motocicleta elétrica, a S32 tem velocidade máxima de 60 km/h, com potência de 6 kW e bateria de 3,87 kWh. Já quando a scooter assume a configuração de carretinha, a velocidade máxima passa para 45 km/h, com potência de 10 kW e baterias somando 11.616 kWh.
Aliás, a opção carretinha é a única mais perto de um lançamento oficial (que ainda não tem data oficial). Por ora, não há mais informações sobre preços e disponibilidade da S32 para fora da Índia.