A atriz Scarlett Johansson disse que ficou “chocada” e “irritada” depois que a OpenAI lançou um chatbot com uma voz “assustadoramente semelhante” à sua. Em entrevista à BBC, a atriz afirmou que já havia recusado uma abordagem da empresa para dar voz ao seu novo chatbot, que lê texto em voz alta para os usuários no ChatGPT.
O novo modelo, “Sky”, foi lançado na semana passada. Internautas foram rápidos em fazer comparações entre a voz do chatbot e a de Scarlett no filme Her, de 2013. A OpenAI disse na segunda-feira 20 que removeria a voz, mas insistiu em que não era para ser uma “imitação” da voz da atriz.
Ela, no entanto, acusou a empresa e o seu fundador, Sam Altman, de copiar “deliberadamente” a sua voz.
“Quando ouvi a demo lançada, fiquei chocada, irritada e sem acreditar que o sr. Altman iria seguir uma voz que soava tão estranhamente semelhante à minha”, disse à BBC. “O sr. Altman até insinuou que a semelhança era intencional, tuitando uma única palavra: ‘Ela’, uma referência ao filme em que dei voz a um sistema de bate-papo, Samantha, que estabelece um relacionamento íntimo com um humano.”
O filme Her mostra o personagem do ator Joaquin Phoenix se apaixonando pelo sistema operacional de seu dispositivo, dublado por Scarlett. A atriz afirmou que foi inicialmente abordada por Altman para dar voz ao novo chatbot em setembro. Ela teria rejeitado a oferta por “motivos pessoais”.
Acrescentando que foi obrigada a contratar advogados, a atriz disse ter enviado duas cartas jurídicas à empresa, para apurar como foi feita a voz. “Numa época em que todos lutamos contra deepfakes e a proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, das nossas próprias identidades, acredito que estas são questões que merecem clareza absoluta”, escreveu ela.
O que diz a OpenAI, criadora do ChatGPT
Em um comunicado partilhado com a BBC pela OpenAI, Sam Altman negou que a empresa tenha tentado imitar a voz de Johansson. “A voz de Sky, do ChatGPT, não é de Scarlett Johansson e nunca foi planejada para se parecer com a dela”, escreveu.
“Escolhemos o dublador para a voz de Sky antes de qualquer contato com a sra. Johansson”, prosseguiu. “Por respeito à sra. Johansson, pausamos o uso da voz da Sky em nossos produtos. Desculpamo-nos com a sra. Johansson por não termos nos comunicado melhor.”
Em sua postagem no blog, a OpenAI disse que as cinco vozes usadas pelo ChatGPT foram amostras de dubladores que fizeram parceria com a empresa.