Na madrugada desta segunda-feira (2), um tsunami meteorológico atingiu o Sul de Santa Catarina, confirmado e classificado pela Defesa Civil estadual como raro e difícil de ser previsto. Apesar de ter destruído uma ponte, derrubado muros e árvores, além de ter atingido casas, ninguém se feriu.
O evento meteorológico aconteceu por volta da 1h e, nas imagens que a Defesa Civil divulgou, vemos a água chegando a imóveis localizados na Praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna (SC), mas outros bairros também sofreram com o fenômeno.
Jaguaruna (SC) tem 20 mil moradores e localiza-se a 57 quilômetros de Criciúma (SC), principal cidade da região, e a 163 quilômetros da capital catarinense Florianópolis (SC).
O que é um tsunami meteorológico?
- Um tsunami meteorológico é um fenômeno climático que acontece quando nuvens carregadas e fortes ventos passam com rapidez por sobre o mar, formando grande onda que chega à praia;
- Segundo a estação maregráfica de Balneário Rincão (SC), cidade vizinha, a maré subiu um metro em curto intervalo e está associada ao evento;
- Na manhã desta segunda-feira, a prefeitura de Jaguaruna trouxe quais foram os danos e prejuízos na cidade. No bairro Esplanada, por exemplo, uma ponte de madeira próximo à praia foi destruída, árvores foram arrastadas, muros caíram e a água invadiu casas;
- Outros bairros afetados foram Campo Bom e Arroio Corrente;
- Maicon Goulart Laurean, da Defesa Civil municipal, disse ao g1 que o fenômeno pode ter chegado entre dez quilômetros e 15 quilômetros, mais especialmente em áreas onde não existem dunas e vegetação de restinga que pudessem frear a água;
- “Teve diversas residências que a água do mar entrou. Muro de casa, vidro, só não teve dano humano, mas prejuízo econômico teve bastante”, disse.
Já o meteorologista Caio Guerra afirmou que, “quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando avanço súbito do mar”.
Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente no período da primavera. O mais recente ocorreu em novembro de 2023, em Laguna (SC).
Chuva na região
O Estado tem alerta para temporais, com intensas rajadas de vento e possível chuva de granizo ainda nesta segunda-feira (2). Isso se dá por instabilidades associadas à frente fria que avança por Santa Catarina.