quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaSatélite de YouTuber permite tirar selfie com a Terra

Satélite de YouTuber permite tirar selfie com a Terra

Já pensou em tirar uma selfie com a Terra? E se eu te dissesse que é possível fazer isso sem sequer precisar ir ao espaço? O YouTuber Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, se uniu ao Google e à alemã T-Mobile para lançar um satélite que possibilita a usuários de qualquer lugar do mundo tirarem fotos com o nosso planeta azul.

Entenda:

  • O YouTuber Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, vai lançar um satélite que permitirá tirar selfies com o planeta Terra;
  • O projeto foi desenvolvido em parceria com o Google e a T-Mobile, e deve ser lançado em 2025;
  • Vai funcionar assim: os usuários tiram suas selfies com os próprios smartphones e as enviam para o satélite – que vai exibi-las em um Google Pixel com o planeta ao fundo, capturar novas imagens e enviá-las de volta à Terra;
  • Infelizmente, a oportunidade é exclusiva para assinantes do CrunchLabs (assinatura de kits de engenharias para crianças) e clientes do Google Pixel e T-Mobile.
Planeta Terra visto do espaço
Satélite vai permitir tirar selfies com a Terra. (Imagem: Emre Okutan/Shutterstock)

O satélite SAT GUS deve ser lançado em janeiro do ano que vem a bordo da missão Transporter 12, da SpaceX. As imagens começarão a ser tiradas após alguns meses, e o esquema vai funcionar assim: as selfies individuais serão feitas pelos usuários com seus próprios smartphones e enviadas para o satélite. Depois, elas serão exibidas em um Google Pixel com o planeta ao fundo. Por fim, uma nova captura será realizada e enviada de volta ao usuário na Terra.

Por mais empolgante que a oportunidade pareça, saiba que tem uma pequena pegadinha. Isso porque, apesar de ter sido anunciada como gratuita, a oportunidade será exclusiva aos assinantes do CrunchLabs, que oferece caixas com kits de engenharias para crianças. A assinatura garante um código para liberar a selfie que pode ser resgatado no site do projeto. Clientes da T-Mobile e do Google Pixel também podem resgatar seus códigos.

Esquema mostrando o processo de captura da selfie com a Terra. (Imagem: space.chrunchlabs.com)

Após o envio das selfies, os usuários vão receber um e-mail para acompanhar o andamento do processo. Rober publicou um vídeo em seu canal no YouTube com todos os detalhes do projeto e do funcionamento do satélite. Você pode conferi-lo abaixo:

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui