sexta-feira, janeiro 31, 2025
InícioDestaqueSasc realiza Jornada Pedagógica para discutir a gestão das emoções em unidades...

Sasc realiza Jornada Pedagógica para discutir a gestão das emoções em unidades socioeducativas

Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) deu início à Jornada Pedagógica das Unidades Socioeducativas. Com o tema “Competências Socioemocionais: Desafios e Possibilidades no Contexto Socioeducativo”, o evento marcou o início das aulas do ano letivo de 2025 e reuniu educadores, psicólogos e outros profissionais que atuam nas unidades socioeducativas do estado.

A programação incluiu palestra, oficina e momentos de interação, com o objetivo de proporcionar reflexões e estratégias práticas para lidar com as emoções no dia a dia do trabalho. Durante a abertura, a diretora do atendimento socioeducativo, Cícera Andrade, destacou a importância da formação continuada dos profissionais.

“A abertura da Jornada Pedagógica é um momento de reinício das aulas. Todos os professores do socioeducativo foram convidados, e anualmente fazemos isso. É um momento de entrosamento entre toda a equipe e de troca de experiências. O gerenciamento das emoções no trabalho com os adolescentes é essencial, porque os desafios são muitos no cotidiano”, afirmou Cícera. 

A palestra principal, ministrada pela psicóloga Larissa Milhomem, abordou o gerenciamento das emoções no contexto socioeducativo. Larissa enfatizou a necessidade de os profissionais desenvolverem competências para lidar com as próprias emoções e com as dos adolescentes.

WhatsApp Image 2025-01-27 at 10.03.17.jpeg
“Os jovens que estão nos centros educacionais, como qualquer outro jovem, também emitem emoções. A raiva, por exemplo, é muito presente nessa fase e é vivida de forma muito intensa. Se o adolescente age de forma não funcional, o profissional que está ao lado pode reagir da mesma forma, porque somos impactados pelas emoções dos outros. A intenção da palestra foi ajudar os educadores a refletirem sobre como lidam com as emoções e apontar estratégias para que possam agir com mais equilíbrio e calma diante de situações desafiadoras”, explicou Larissa.

Os participantes destacaram a relevância do tema e a aplicabilidade dos conhecimentos compartilhados. Para Edivândia Carvalho, professora no programa SemiLiberdade, a palestra foi essencial para melhorar a compreensão emocional no trabalho com os adolescentes.

WhatsApp Image 2025-01-27 at 13.46.36.jpeg
“Achei muito importante, porque todos nós, enquanto professores, precisamos trabalhar essas emoções para melhor nos entender e compreender o outro. As orientações apresentadas aqui vão contribuir muito para o nosso dia a dia com os jovens”, declarou.

Já para a pedagoga do programa SemiLiberdade Odilene Azevedo, o encontro ressignifica as práticas pedagógicas e fortalece a integração da equipe escolar. “Esse é um momento muito esperado pela equipe, pois alinha nossos objetivos e metodologias. O tema escolhido nos ajuda a compreender reações emocionais e habilidades aplicáveis ao trabalho e à vida pessoal. Sairemos daqui mais preparados e motivados para enfrentar os desafios do ano que se inicia”, afirmou.

WhatsApp Image 2025-01-27 at 13.46.38.jpeg

A Jornada Pedagógica segue com mais atividades ao longo da semana, incluindo capacitações em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e planejamentos internos nas unidades socioeducativas. “A formação não será só hoje. Teremos mais encontros, em parceria com a Seduc, nos dias 28 e 31 deste mês na escola Arthur Furtado para planejamento e capacitação das atividades ao longo do ano letivo”, finaliza Cícera Andrade, diretora do atendimento socioeducativo. 

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui