A programação incluiu palestra, oficina e momentos de interação, com o objetivo de proporcionar reflexões e estratégias práticas para lidar com as emoções no dia a dia do trabalho. Durante a abertura, a diretora do atendimento socioeducativo, Cícera Andrade, destacou a importância da formação continuada dos profissionais.
A palestra principal, ministrada pela psicóloga Larissa Milhomem, abordou o gerenciamento das emoções no contexto socioeducativo. Larissa enfatizou a necessidade de os profissionais desenvolverem competências para lidar com as próprias emoções e com as dos adolescentes.
Os participantes destacaram a relevância do tema e a aplicabilidade dos conhecimentos compartilhados. Para Edivândia Carvalho, professora no programa SemiLiberdade, a palestra foi essencial para melhorar a compreensão emocional no trabalho com os adolescentes.
Já para a pedagoga do programa SemiLiberdade Odilene Azevedo, o encontro ressignifica as práticas pedagógicas e fortalece a integração da equipe escolar. “Esse é um momento muito esperado pela equipe, pois alinha nossos objetivos e metodologias. O tema escolhido nos ajuda a compreender reações emocionais e habilidades aplicáveis ao trabalho e à vida pessoal. Sairemos daqui mais preparados e motivados para enfrentar os desafios do ano que se inicia”, afirmou.
A Jornada Pedagógica segue com mais atividades ao longo da semana, incluindo capacitações em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e planejamentos internos nas unidades socioeducativas. “A formação não será só hoje. Teremos mais encontros, em parceria com a Seduc, nos dias 28 e 31 deste mês na escola Arthur Furtado para planejamento e capacitação das atividades ao longo do ano letivo”, finaliza Cícera Andrade, diretora do atendimento socioeducativo.