A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta sexta-feira (28), o evento “Café Antirracista”, em referência ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março.
Durante o evento, foram debatidas as medidas antirracistas promovidas pela Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários, não apenas em Teresina, mas também em diversos municípios do Piauí. Representantes de todas as superintendências da Sasc estiveram presentes, reforçando o compromisso da pasta com a promoção da igualdade racial.
Uma das medidas destacadas durante o encontro foi a “Cartilha Educativa: Um Povo de Várias Crenças”, que foi desenvolvida em parceria com a Seduc. Em abril, serão distribuídas 30 mil cópias para professores de todo o estado.
Além disso, no ano de 2024 duas leis em promoção da Igualdade Racial foram sancionadas pelo governador Rafael Fonteles: a lei n° 8.308, que dispõe sobre medidas de combate ao racismo e à injúria racial no estado do Piauí. De acordo com a medida, o Poder Público Estadual promoverá a criação e divulgação de programas e campanhas de caráter educativo, informativo e de orientação social; e a lei nº 8.291 determina que as políticas de saúde pública do estado atendam de maneira específica às demandas da população negra.
A secretária da Sasc, Regina Sousa, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “É fundamental promover essas rodas de conversa, não apenas em espaços institucionais, mas também indo de bairro em bairro, dialogando diretamente com as pessoas e levando a discussão para onde o povo está”, destacou.