O São Paulo venceu o Bahia por 1 a 0 nesta quarta-feira (29), na Arena Fonte Nova, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Caio Paulista fez o gol da partida aos 51 minutos do segundo tempo para encerrar um jejum de mais de um ano do tricolor paulista sem vencer como visitante na competição – a equipe, inclusive, ainda não havia vencido fora de casa nesta edição do nacional.
Com o resultado, o Bahia segue na zona de rebaixamento. Os comandados de Rogério Ceni estacionaram na 17ª posição com 41 pontos. Um ponto a menos que o Vasco, primeiro time fora do Z4. Já o São Paulo subiu para a nona posição com 50 pontos.
Próximos compromissos
O Bahia volta a jogar no próximo domingo (3), quando visitará o América, no Independência. Um dia antes, no sábado (2), São Paulo também estará em Belo Horizonte, mas para enfrentar o Atlético, na Arena MRV.
Partida paralisada
No início do primeiro tempo, a partida ficou mais de cinco minutos paralisada depois que alguns refletores da Arena Fonte Nova estouraram. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Primeiro tempo
Foi uma primeira etapa de poucas emoções. Com as duas equipes bem postadas defensivamente, poucos espaços foram dados ao longo da etapa inicial, que terminou com uma boa oportunidade para cada lado.
Aos 6, Michel Araújo recebeu passe de calcanhar de Juan e, cara a cara com o gol, parou em grande defesa de Marcos Felipe. O Bahia criou a sua melhor chance somente aos 47 minutos. Biel deu passe em profundidade para Cauly, que tentou a cavadinha e a bola passou muito perto do gol.
Segundo tempo
Na etapa final, a primeira chance veio aos 9 minutos, com falta cobrada por Lucas Moura com perigo. No minuto seguinte, o Esquadrão respondeu: cruzamento de Cauly no segundo pau e Everaldo, que tinha acabo de entrar no jogo, quase marca.
Aos 18, Gilberto tentou de longe e Rafael defendeu. Na resposta, no lance seguinte, Juan fez o trabalho de pivô para Michel Araújo bater buscando ângulo, com perigo. Nesta altura, a partida havia ganhado outra rotação. Aos 22, em contra-ataque veloz, Thaciano finalizou para defesa de Rafael. Aos 26, a melhor chance do São Paulo, com grande defesa Marcos Felipe em chute cruzado de Alisson.
Aos 40 minutos, buscando uma pressão na reta final, o Bahia quase abriu o placar em finalização colocada de Ademir, para fora. Aos 42 e aos 50, Pablo Maia e Luciano, respectivamente, arriscaram de longe para duas grandes defesas de Marcos Felipe.
Aos 51, não deu para o goleiro baiano. Caio Paulista invadiu a área, cortou para a esquerda e fuzilou sem chances: o gol da vitória paulista. Acevedo ainda teve a chance de empatar no último lance, mas mandou para fora. Estava sacramentado o triunfo do São Paulo.
Bahia 0 x 1 São Paulo
Bahia
Marcos Felipe; Rezende, Kanu e Vitor Hugo; Gilberto, Acevedo, Yago Felipe (Everaldo), Thaciano (Ademir), Cauly (Rafael Ratão) e Luciano Juba (Cándido); Biel (Lucas Mugni). Técnico: Rogério Ceni.
São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo, Wellington; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo (David), Wellington Rato (Nathan Mendes); Lucas Moura (Luciano) e Juan (Talles Costa). Técnico: Dorival Júnior.
Gol
Caio Paulista (51min2T), para o São Paulo.
Cartões amarelos
Yago Felipe, Kanu, Rafael Ratão, Lucas Mugni, para o Bahia; Beraldo, Talles Costa, para o São Paulo.
Público: 46.288.
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 28 de novembro de 2023 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Auxiliares: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA-RS)