O primeiro vertiporto do Brasil, um aeroporto destinado a “carros voadores”, será construído em São José dos Campos, interior de São Paulo. O aeroporto internacional da cidade anunciou a obra em parceria com a VertiMob Infrastructure, empresa brasileira pioneira em Mobilidade Aérea Avançada (MAA).
O início das obras será em 2025 e as novas instalações devem ficar prontas até 2027. O vertiporto vai incluir áreas para pouso, decolagem, embarque e desembarque de passageiros. O empreendimento irá ocupar um espaço atualmente utilizado para testes de motores no aeroporto.
Infraestrutura do 1º aeroporto do Brasil para ‘carros voadores’
A VertiMob ficará encarregada pela infraestrutura e o design do vertiporto. O Aeroporto Internacional de São José dos Campos vai participar da regulação do transporte junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Esse processo inclui a obtenção de licenças para circulação dos “carros voadores” no espaço aéreo brasileiro de forma qu e não afete a aviação comercial.
O vertiporto terá estrutura para receber aeronaves como os eVTOLs, modelos elétricos ultramodernos apelidados de “carros voadores”. No futuro, o plano é criar uma rede de vertiportos que atenda várias cidades no Brasil, o que tornaria as aeronaves elétricas uma opção viável para trajetos curtos.