Nesta quinta-feira, 29, a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco elevado de incêndios em quase todo o Estado de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) do órgão, entre esta sexta-feira, 30, e domingo 1º, as temperaturas devem voltar a subir gradativamente, enquanto a umidade relativa do ar deve cair.
Os modelos meteorológicos do CGE apontam risco de emergência para incêndios, além de altas temperaturas, ventos fortes, que podem chegar aos 60km/h, e falta de chuva. A baixa umidade relativa do ar também é um agravante para o risco de queimadas.
Além das causas criminosas, os incêndios que se alastraram pelo Estado no último fim de semana tiveram como principal motivo a baixa umidade do ar, combinada ao elevado risco de incêndio, em razão das permanentes ondas de calor. Esta avaliação foi também do CGE.
Alertas para cada região do Estado de São Paulo
As regiões mais críticas do Estado, com relação às temperaturas máximas, são Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú. Nesses municípios, as máximas podem chegar a 35ºC. Destaque também para a umidade relativa do ar (URA), que deve atingir níveis críticos — abaixo dos 20%.
Nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem ser de 34ºC, além da umidade estar entre 15% e 17%. Já para as regiões de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, os termômetros podem registrar 33ºC, com URA variando entre 13% e 15%.
As regiões de Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar máximas de 29ºC, com URA abaixo dos 25%.
Nesses caso, a Defesa Civil recomenda que se evite exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, aglomerações em ambientes fechados e que se use soro fisiológico para olhos e narinas. A hidratação e a umidificação do ambiente também são importantes.
Para a Região Metropolitana de São Paulo, região de Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, a máxima prevista será de 27ºC, com a umidade abaixo dos 35%.
Prevenção contra incêndios
Esta mudança no clima do Estado ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Isso faz com que as temperaturas aumentem, e resulta em uma sensação térmica mais quente.
Diante disso, a Defesa Civil do informa que algumas medidas de prevenção devem ser adotados pela população. Entre elas:
- Não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
- Não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
- Não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
- Não queimar lixo;
- não soltar balão.
Além disso, com base nas medidas descritas acima, a Defesa Civil informou que vai atuar preventivamente. Ela promoverá ações de conscientização em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.