São Paulo deve enfrentar um fenômeno climático incomum nesta terça-feira, 18. A Defesa Civil Municipal alerta para o frio nas primeiras horas do dia, com temperaturas podendo chegar a 13°C ou menos, especialmente nos bairros mais afastados do centro. No entanto, à tarde, a cidade pode registrar o dia mais quente de junho.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas máximas podem alcançar 29°C, enquanto a mínima deverá ser de 16°C. A última vez que a cidade registrou um dia tão quente em junho foi em 8 de junho de 1992, quando a estação meteorológica do Mirante de Santana registrou 28,8°C.
Variação térmica em São Paulo
A variação térmica, com manhãs frias e tardes quentes, é resultado de um bloqueio atmosférico. Essa massa de ar seco cobre o centro do país há semanas, o que impede a formação de nuvens e contribuindo para essa grande diferença de temperatura ao longo do dia.
Na segunda-feira 17, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo registrou 12°C nas regiões de Capela do Socorro e Marsilac, na zona sul. No mesmo dia, o Inmet registrou 28,6°C à tarde no Mirante de Santana.
Impacto na qualidade do ar
“A combinação de falta de chuva e baixos índices de umidade são comuns nessa época do ano e colaboram para a piora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos”, informa o CGE. A previsão é de mais um dia seco, com a umidade relativa do ar caindo para perto ou abaixo de 30% durante as horas mais quentes do dia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade abaixo de 60% são prejudiciais à saúde. Nos últimos dias do outono, que termina na próxima sexta-feira, 21, São Paulo continuará enfrentando manhãs frias, tardes quentes e noites amenas.
Previsão para os próximos dias
Para quarta-feira, 19, a previsão é de mínimas de 15°C ao amanhecer, podendo ser menor em áreas afastadas, e máximas de 28°C à tarde. A mesma tendência é esperada para quinta-feira, 20.