“Tira casaco, bota casaco”. O paulistano vem vivendo dias de aluno do Sr. Miyagi, de Karate Kid, no inverno deste ano. Estamos atualmente na fase do “bota casaco”. E ela deve durar até a próxima quinta (29), segundo informações do Climatempo.
Até lá, no entanto, a cidade de São Paulo ainda terá uma semana de frio intenso, com a possibilidade de recorde de menor temperatura do ano na terça-feira (27), quando os termômetros podem bater na casa dos 6ºC, com sensação térmica ainda menor, principalmente por causa do vento gelado.
Leia mais
Nesta segunda, a temperatura fica entre 7°C e 14°C, e a umidade relativa do ar permanece na casa dos 60%. Segundo informa o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo), não há previsão de chuva para os próximos dias – diferentemente do que aconteceu no último fim de semana.
Por que ficou tão frio em São Paulo?
- A capital paulista sofre com os efeitos de uma massa de ar polar que vem da região Sul do país.
- Em Santa Catarina, por exemplo, 3 cidades registraram neve no fim de semana: Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim.
- Essa massa de ar gelado vem subindo o mapa e passará por São Paulo nos próximos dias.
- Na terça-feira (27), a temperatura mínima poderá atingir os 6°C, enquanto a máxima pode chegar a 16°C, com sol entre algumas nuvens.
- A sensação térmica, porém, pode chegar aos 3ºC durante a madrugada!
- A tendência, como já dissemos, é que frente fria vá embora na quarta-feira, com os termômetros voltando a subir bem a partir de quinta (29).
- De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima na quinta-feira deve ser de 28°C na capital paulista.
- E no próximo fim de semana, os termômetros vão subir para a faixa dos 30ºC – aí entramos oficialmente na fase do “tira casaco” de novo…
Dicas da Defesa Civil para enfrentar o frio
Com a previsão de frio intenso, é importante se preparar. Existem aquelas recomendações clássicas, como manter-se agasalhado e vestir roupas adequadas para o clima.
A Defesa Civil, no entanto, lembra que o frio e o inverno também são conhecidos pela alta disseminação de doenças respiratórias. Por isso as dicas vão além do óbvio:
- Evite exposição prolongada ao frio;
- Utilize cobertores extras durante a noite;
- Evite locais fechados e com grande circulação de pessoas;
- Higienize as mãos com frequência;
- Os aquecedores devem ser utilizados com cuidado – evite deixá-lo ligado a noite toda;
- Jamais improvise aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar;
- Tome bastante água, mesmo em dias frios;
- Por fim, fique atento a sinais de hipotermia e procure ajuda médica se necessário.