segunda-feira, setembro 30, 2024
InícioGeralSão Paulo pode ter chuva escura e tempestade de areia

São Paulo pode ter chuva escura e tempestade de areia

O Estado de São Paulo pode ter chuva escura e tempestades de areia no próximo domingo 1, devido à fumaça dos incêndios no interior e na Amazônia, de acordo com meteorologistas. A água da chuva pode ficar acinzentada por conta dos poluentes, relata o jornal O Globo.

César Soares, meteorologista do Climatempo, explica: “Estamos com transporte de fuligem das queimadas, tanto da Amazônia quanto do interior de São Paulo, em direção à Região Metropolitana e ao Estado como um todo”, ressaltou.

“A gente tem condição de chuva e ela pode vir com a presença de fuligem, o que faz ela ficar turva, escura”.

Além disso, ventos fortes podem levantar poeira e causar tempestades de areia em algumas cidades do interior. Na Região Metropolitana de São Paulo, os ventos podem atingir até 70 km/h, enquanto de Campinas ao norte do Estado, rajadas de até 90 km/h são esperadas.

São Paulo lidera o número de incêndios no Brasil e supera até Estados da Amazônia

A frente fria deve fazer a temperatura cair no domingo, com máximas de 14°C. Na sexta-feira 23, o céu ficou cinza em várias cidades da Grande São Paulo devido à poluição.

Incêndios em vegetações próximas às rodovias do Noroeste paulista têm causado transtornos desde quinta-feira 22.

O Estado registrou 2.316 focos de incêndio entre quinta-feira e sexta-feira, quase sete vezes mais do que em agosto do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). São Paulo lidera o número de incêndios no país, ao superar até Estados da Amazônia Legal, onde a temporada de queimadas é recorde e a fumaça afeta até o Rio Grande do Sul.

Conforme informou o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, 21 cidades enfrentam focos ativos de incêndio. Ao todo, relata a Agência Brasil, com base nestes dados, 46 municípios monitorados estão em alerta máximo para queimadas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui