O governo do Estado de São Paulo publicou, na sexta-feira 13, o edital da Concorrência Internacional nº 05/2025, para a concessão patrocinada do Sistema de Travessias. Os investimentos previstos somam R$ 2 bilhões.
O contrato tem prazo de 20 anos e prevê a operação, a manutenção e a ampliação de 14 rotas de transporte aquaviário de passageiros e veículos.
A iniciativa inclui travessias como Santos−Guarujá e São Sebastião−Ilhabela, além de ligações no Vale do Ribeira, litoral norte, região metropolitana e Reservatório de Paraibuna. O modelo escolhido é o de concessão patrocinada.
A entrega dos envelopes com propostas está marcada para 13 de outubro, na sede da B3, em São Paulo. A abertura ocorrerá no dia 17 do mesmo mês.
São Paulo terá embarcações elétricas
Os recursos serão aplicados na renovação da frota, com embarcações elétricas, melhorias em terminais e implementação de novas tecnologias.
O Sistema de Travessias Litorâneas de São Paulo fica sob a administração da Coordenadoria de Travessias da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. No entanto, a legislação permite a lei de concessão das travessias para a iniciativa privada, com o objetivo de atrair investimentos e modernizar a infraestrutura.
Atualmente, são oito travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Jureia, Cananeia/Ilha Comprida, Cananeia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananeia/Ariri. As viagens por ferryboats são gratuitas para ciclistas, e o serviço de lanchas oferece isenção de tarifa para maiores de 65 anos e menores de 5 anos.