sábado, setembro 28, 2024
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São Paulo entrega balsa reformada para rota entre Santos-Guarujá

O Governo de São Paulo entregou, na última sexta-feira, 2, a balsa FB-27 para operar na travessia entre Santos e Guarujá. A embarcação, que já está em serviço na Baixada Santista, pode transportar até 44 veículos e 216 pedestres.

A reforma e modernização da balsa custaram R$ 8,5 milhões, o que inclui a recuperação estrutural, substituição do chapeamento do casco e revisão dos equipamentos de navegação e comunicação.

Adicionalmente, a administração estadual instalou novas rampas quebra-mar, extintores de incêndio, botes de salvamento e serviço, coletes salva-vidas e boias. O governo também substituiu o sistema elétrico de iluminação, comando e monitoramento de motores e reversores.

Segundo o governo, a travessia Santos-Guarujá, que cruza 450 metros do canal do Porto de Santos, atende diariamente mais de 20 mil usuários. A rota é uma das maiores travessias do mundo em volume de demanda. O sistema possui duas linhas: uma mista para pedestres, ciclistas e veículos, e outra exclusiva para veículos.

Atualmente, a balsa de travessia São Sebastião-Ilhabela também passa por reformas. A gestão estadual vai investir R$ 6,9 milhões para o atracadouro de São Sebastião e R$ 6,3 milhões para o de Ilhabela, previstas para conclusão entre agosto e setembro.

Governo de SP entrega reforma de balsas

“Esta é a oitava balsa que entregamos reformada e modernizada desde o início desta gestão”, afirmou Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. “Outras três serão entregues até setembro, totalizando R$ 80 milhões em investimentos apenas em embarcações.”

O governo estadual informou que prepara o serviço de travessias, operado pelo Departamento Hidroviário com oito linhas, para atrair investimentos privados.

“A consulta pública para a parceria público-privada está em fase de preparação e deve ser aberta no próximo trimestre, com o lançamento do edital previsto para o início do próximo ano”, informou o governo.

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Via Revista Oeste

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