Nesta quarta-feira (21), Santos e Guarani empataram em 1 a 1 pela Série B do Campeonato Brasileiro. O duelo foi disputado no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP) e foi válido pela 22ª rodada da competição nacional.
O Peixe criou pouco durante os 90 minutos em Campinas e abriu o placar em jogada individual do lateral Gonzalo Escobar. Na reta final, quando o Guarani se lançou ao ataque, a equipe campineira conseguiu buscar o gol de empate.
Com os resultados da rodada, o Peixe fica na segunda colocação na tabela, dois pontos atrás do líder Novorizontino. O Guarani, por sua vez, se mantém na lanterna, com 18 pontos.
O Peixe volta a campo no próximo sábado (24), quando recebe o Amazonas na Vila Belmiro. No dia seguinte, o Guarani vai a Ribeirão Preto encarar o Botafogo-SP.
Guarani e Santos entraram em campo no Brinco de Ouro vivendo diferentes realidades nesta Série B. Para ambos os lados, porém, a necessidade por vitória era a mesma.
O Peixe despencou na tabela nas últimas rodadas e passou a ocupar a terceira colocação, podendo voltar a liderança em caso de vitória. O Bugre, por sua vez, entrou em campo precisando de pontos para deixar a zona do rebaixamento.
Pelo lado do Santos, o técnico Fábio Carille inovou na escalação. Além do retorno de JP Chermont à lateral direita, o treinador do Peixe decidiu escalar Willian Bigode atrás de Julio Furch, compondo o sistema ofensivo de forma diferente.
Além da dupla de centroavantes, o treinador teve Guilherme e Pedrinho atuando nas beiradas, como de costume.
Se a escalação do Santos prometia um time envolvente, na prática, a coisa se mostrou diferente. O Peixe mostrou muita dificuldade para construir jogadas desde a defesa e abusou das ligações diretas para Julio Furch na frente.
Com isso, o Santos até teve a posse de bola, mas de forma improdutiva. O Guarani, por sua vez, apostou nos contra-ataques a um time exposto e finalizou nove vezes só no primeiro tempo da partida.
Em uma noite de quatro atacantes no Santos, quem balançou as redes do Guarani foi surpreendentemente um defensor. O lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, em bela jogada individual, abriu o placar no Brinco de Ouro da Princesa.
O argentino recuperou a bola para o Peixe pelo lado esquerdo e conduziu em velocidade, praticamente sem marcação. Ele teve tempo para equilibrar o corpo, mirar o gol e mandar uma bomba cruzada para o gol de Pegorari.
O Guarani buscou o gol de empate em Campinas somente aos 42 minutos da segunda etapa, com Anderson Leite. O meio-campista entrou no segundo tempo da partida no lugar de Gabriel Bispo.
Após falta cobrada na barreira, a bola ficou com Jefferson, que tocou para Marlon Douglas. Ele mirou cruzamento na grande área e encontrou Anderson Leite, sozinho, que testou no ângulo de Gabriel Brazão.