terça-feira, novembro 19, 2024
InícioGeralSantiago Peña, presidente do Paraguai, é hospitalizado no Rio

Santiago Peña, presidente do Paraguai, é hospitalizado no Rio

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi hospitalizado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro na última segunda-feira, 18, depois de sentir dores no peito. O paraguaio está na cidade para participar da cúpula do G20 que ocorre até esta terça-feira, 19.

Segundo nota, ele está neste momento passando por exames de check-up e um informe deve ser emitido pelo hospital nas próximas horas. De acordo com fontes próximas a Peña, o presidente disse estar bem e passará a noite no hospital para acompanhamento.

Da mesma forma, o vice-presidente paraguaio, Pedro Alliana, disse nas redes sociais que conversou com Peña e que o presidente “se encontra bem e está à espera dos resultados de seus exames médicos”.

O presidente, de 46 anos, participava da reunião de líderes de Estado no Museu de Arte, quando se sentiu mal.

O Hospital Samaritano emitiu uma nota na qual informa que “o paciente apresentou mal-estar no período da tarde e, por segurança, foi para o hospital fazer exames de diagnóstico. O chefe de Estado passa bem e seu estado de saúde atual é estável”. A nota foi compartilhada pela Presidência do Paraguai no Twitter/X.

A imprensa paraguaia informa, com base em declarações de pessoas próximas de Peña, que ele está bem. A data da alta médica ainda não foi informada.

Texto final do G20 é divulgado

Os líderes do G20 divulgaram na noite da segunda-feira 18 o comunicado final da reunião, depois de a Argentina assinar o texto. O documento cita múltiplos desafios para a economia mundial e alerta para o aumento de riscos de piora da atividade diante da elevada incerteza no mundo.

“Observamos boas perspectivas de um pouso suave da economia global”, afirma o comunicado, de 22 páginas. Os bancos centrais dos países permanecem com o compromisso firme de garantir a estabilidade dos preços, ou seja, o controle da inflação.

A atividade econômica mundial tem se mantido “mais resiliente do que o esperado” em muitos países e a inflação está baixando, ressalta o documento. Ainda assim, o G20 alerta que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tem sido desigual entre os países, o que aumenta o risco de divergências econômicas.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui