O deputado Ricardo Salles (PL) atingiu 17,6% das intenções de voto no primeiro turno para a prefeitura de São Paulo, praticamente empatado com os 18% do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), conforme pesquisa Atlas realizada no dia 31 de dezembro. Guilherme Boulos (PSOL) aparece em primeiro lugar com 29,5%.
As simulações de segundo turno, no entanto, apontam que apenas Nunes é capaz de vencer Boulos. Nunes tem 37,2% das intenções de voto contra 33,8% de Boulos. No confronto com Salles, Boulos tem 37% votos e o deputado do PL aparece com 31,5%.
Segundo Andrei Roman, diretor da Atlas, o voto de Salles não é só do deputado, mas principalmente do bolsonarismo. Ele acredita que Salles pode manter parte desses eleitores mesmo fora do PL, por sua forte associação com o ex-presidente. “A candidatura de Salles é o que pode tirar Nunes do segundo turno”, diz ele.
Já no segundo turno a eleição tende a ficar muito polarizada e pode se tornar um duelo de rejeições e, neste caso, Nunes leva vantagem. O atual prefeito tem menor rejeição do que Boulos, enquanto Salles é bastante polêmico.
Por conta desse cenário, é que os principais assessores de Bolsonaro vêm aconselhando o ex-presidente a apoiar o atual prefeito e o PL a negar a autorização para Salles trocar de partido sem perder o mandato de deputado. Um acordo nesse sentido teria sido selado entre Bolsonaro, Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, e Nunes nas últimas semanas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 30 de dezembro de 2023. Foram 1600 pessoas respondentes, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Compartilhe: