O servidor de proxy é responsável por receber e repassar todas as suas requisições ao site que você está entrando. Assim, o IP registrado nessa página da web é o do proxy, em vez de ser o seu.
Dessa maneira, é ampliada a sua segurança, já que a identidade não fica exposta na rede e, consequentemente, dificulta o seu rastreio. A seguir, saiba tudo sobre o servidor de proxy.
O que é servidor de proxy?
O servidor de proxy é um serviço responsável por gerar um gateway, ou seja, uma porta de entrada entre os usuários e a rede de internet para que os dois possam se interligar.
Ele também é chamado de intermediário, pois está entre os usuários e as páginas da web visitadas. Assim, o serviço age para mascarar o IP da pessoa, dando mais segurança.
Para que serve o servidor de proxy?
Além de mascarar o IP do usuário e evitar que ele seja rastreado, o servidor de proxy ajuda a driblar restrições de navegação criadas em sites de escolas, governos e outras organizações estatais ou institucionais, possibilitando o acesso à página da web.
Outra funcionalidade é o bloqueio de conteúdos. Para isso, devem ser utilizados proxies com regras de filtragem de determinados conteúdos. Além do mais, ele serve para hospedar o firewall, sistema de segurança, e aprovar ou bloquear o tráfego de entrada antes que o usuário entre na rede.
Tipos de servidores proxy
Agora que você já sabe o que é o servidor de proxy, conheça os diferentes tipos de proxies a seguir.
Proxy anônimo: se apresenta como um proxy, porém, dá um IP falso ao site. Com ele, o usuário consegue acessar conteúdos bloqueados na região, pois para o sistema é como se ele estivesse em outro lugar.
Proxy transparente: permite que o site saiba quem é você, passando o seu endereço de IP para o servidor web e mostrando o proxy que está sendo utilizado. Este tipo de proxy geralmente é utilizado em bibliotecas e escolas com o objetivo de filtrar conteúdos.
Proxy de alto anonimato: utilizado para disfarçar a sua utilização, não fornecendo o seu proxy. Outra funcionalidade é que ele altera a frequência do endereço IP apresentado a um site, gerando dificuldade para alguém rastrear o tráfego.
Diferença entre proxy e VPN
Apesar de ambos serem utilizados na maioria dos casos para a proteção da identidade do usuário na internet, eles possuem uma diferença muito importante. A VPN (Virtual Private Network) realiza a criação de uma rede privada criptografada, blindando os dados entre o dispositivo e o servidor VPN.
Por outro lado, o proxy funciona somente como intermediário entre você e a internet, sem a criptografia. Nesse caso, vale destacar que ele costuma ser mais utilizado em conexões anônimas, com cada servidor escondendo o IP do servidor anterior.