Começa nesta sexta-feira (30) o Grande Prêmio da Itália, 16ª etapa da temporada da Fórmula 1 em 2024.
A corrida será disputada no mítico Circuito de Monza, localizado a 20 quilômetros da cidade de Milão. A pista tem 5,7 quilômetros de extensão e 11 curvas. Nela serão disputadas 53 voltas. O circuito é conhecido por suas enormes retas, onde os carros podem alcançar mais de 340km/h.
Presente no calendário da principal categoria do automobilismo mundial desde 1950, o autódromo é conhecido também por ser “a casa da Ferrari”. A equipe italiana foi a que mais venceu corridas por lá, com 19 triunfos.
Em 2023, o piloto espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, marcou a pole position, e o holandês Max Verstappen, da Red Bull, faturou a prova.
Após vencer o Grande Prêmio da Holanda com mais de 22 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Lando Norris, da McLaren, acirrou a disputa pelo Mundial de Pilotos. O britânico ocupa a segunda colocação do campeonato com 225 pontos e ameaça desbancar Verstappen.
Apesar de não ter vencido na sua terra natal, Max segue na liderança do Mundial com 295 pontos conquistados. O holandês tem no GP da Itália a chance de pôr fim a um jejum de cinco etapas sem vitória.
Charles Leclerc, da Ferrari, fecha o top 3 do campeonato com 192 pontos somados.
No Mundial de Construtores, a Red Bull também vê sua liderança ameaçada. Com 434 pontos somados, a escuderia austríaca busca na Itália voltar a aumentar sua vantagem sobre a segunda colocada McLaren. A equipe inglesa tem 404 pontos conquistados e pode sair de Monza à frente no Mundial de Construtores. A Ferrari ocupa a terceira posição com 370 pontos.
- Sábado: treino livre 3: 7h30; Classificação: 11h
- Os treinos livres terão transmissão do canal de TV fechada, BandSports. A classificação terá transmissão do BandSports, e do canal de TV aberta, Band. Já a corrida será transmitida pela Band.